Programa Truck.Rio pretende regulamentar 400 pontos na cidade

Iniciativa tem como foco a economia sobre rodas e beneficia diversos setores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Programa Truck.Rio está ampliando o número de empreendimentos sobre rodas pela cidade. O objetivo da Prefeitura é legalizar esse tipo de negócio, aumentando oportunidades de empregos e oferta de serviços e estimulando a formalidade. São 400 pontos definidos com o decreto publicado em outubro de 2021. No fim de março, o cadastro teve um salto de 32 para 200 veículos cadastrados. “Queremos dobrar isso”, antecipa o gerente do Truck.Rio, Armed Nemr, acrescentando que o licenciamento agora está mais ágil.

Um dos que foram licenciados é o Truck São Bartolomeu, que fica na Praça Afonso Pena, na Tijuca. O restaurateur e representante da marca no Rio, Denis Monsores, estava sem um ponto fixo há aproximadamente quatro anos. Denis comemora o sucesso na Tijuca e já está com mais dois veículos em processo de legalização: um que ficará em Laranjeiras e outro na Barra da Tijuca.

“Com o agravamento da crise econômica em 2018, o setor de eventos de gastronomia foi o que mais sofreu, entrando em declínio com o advento da pandemia de Covid-19. Tanto os eventos fixos quanto os itinerantes estão sofrendo desde então”, comenta Denis.

A queda do número de feiras gastronômicas foi ruim para toda a cadeia produtiva relacionada aos food trucks. Dos fabricantes aos fornecedores de mercadorias, dos empreendedores aos freelancers, passando pelos promotores de eventos e prestadores de serviço, inclusive os catadores de recicláveis. Todos sofreram.

Advertisement

Quem tinha uma segunda fonte de renda viu seu food truck virar um elefante branco, perdendo valor de mercado. E quem dependia dele para sobreviver partiu para a ilegalidade, parando em qualquer local, sem as normas de fiscalização pertinente”, acrescenta Denis.

Programa incentiva pequenos empreendedores

Para estimular a retomada econômica, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, assinou o decreto que estabelece as normas de autorização e funcionamento de atividades de comércio e serviços sobre rodas, nos chamados trucks (caminhões). O Truck.Rio regulamenta a chamada economia sobre rodas; ou seja, os serviços prestados à população em trailers, caminhõezinhos e módulos rebocáveis, além de bicicletas. Mesmo sendo um meio que exige menos do comerciante, a prefeitura alerta que o dono do empreendimento deve respeitar condutas e pagar algumas taxas municipais.

Na opinião do restaurateur, o Programa Truck Rio pode ser traduzido em uma só palavra: empatia. “Empatia com os microempreendedores que precisam de segurança jurídica para comercializar seus produtos, fazer solicitações às concessionárias de energia, água e esgoto, telefonia e, principalmente, sentir-se protegido por uma autorização pública, afastando os oportunistas cobradores de impostos ilegais”, ressalta Denis. “Empatia com a comunidade ao redor, pois existe uma série de exigências a serem cumpridas em relação ao lixo, higiene, ambiente, atendimento e harmonia. Empatia com a ordem pública, uma vez que os veículos não podem ocupar calçadas, obstruir ruas ou fazer concorrência desleal com comerciantes que têm produtos similares. Empatia com o contribuinte e o erário público, já que o licenciado paga uma taxa anual de acordo com o CEP do local concedido e a metragem do veículo”, detalha.

De acordo com o decreto, o Truck Rio vai conceder outorgas para nove tipos de atividades, nos segmentos de alimentação, pet, beleza e estética, moda, gráfica e manutenção. Serão ofertadas vagas fixas, itinerantes ou em Truck Parks aos empreendedores. Os modelos e as dimensões dos veículos ainda serão definidos por resolução da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi).

Já a permissão para colocar mesas e cadeiras ao redor do caminhão deverá ser requerida, por meio de processo administrativo, à Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio. Aqueles que atuarem com comércio de alimentos e bebidas e serviços de beleza, estética, tatuagem e banho e tosa de animais domésticos ainda deverão obter licença sanitária para funcionamento. O decreto visa também a prevenir incômodos à população causados pelos trucks. Por isso, a norma estabelece que os veículos estão proibidos de propagar sons e ruídos amplificados.

A partir de agora, a pessoa interessada vai protocolar uma solicitação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, cumprindo as exigências de documentos, aguardar a aprovação e terá seu ponto determinado e identificado para trabalhar.

Na onda dos food trucks, vieram alternativas de economia sobre rodas, com serviços diversos. É importante ressaltar que o equipamento truck é um veículo e, por isso, tem que estar emplacado, respeitar normas de trânsito e só pode estacionar em local permitido para veículos.

Para cada solicitação de ponto à Coordenadoria de Economia sobre Rodas, será feita uma visita técnica ao local pretendido, para que sejam analisadas a viabilidade econômica e verificar se não haverá impactos para o comércio constituído no local. Cada local autorizado receberá uma placa, colocada pela prefeitura, que garantirá a ocupação do espaço e o funcionamento do comércio. Além disso, o empreendedor será identificado com um crachá, com foto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa Truck.Rio pretende regulamentar 400 pontos na cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui