Proibição de ônibus com motor dianteiroApresentei à Câmara projeto de lei (PL) para proibir a aquisição, por parte das empresas concessionárias de transporte rodoviário coletivo de passageiros,  de ônibus com motor dianteiro. O objetivo do projeto é evitar danos  à saúde dos profissionais, que apresentam altos índices de problemas auditivos, estresse e distúrbios circulatórios provocados por ruídos ensurdecedores, temperaturas elevadas e gases de combustão.

De acordo com o PL, os veículos com motores dianteiros que circulam na cidade deverão ser  gradativamente substituídos, até que toda frota seja composta por veículos com motor traseiro ou central.

Além de conviverem com tráfego intenso, extensas jornadas de trabalho e poluição do ar, os  motoristas  ainda precisam se sujeitar à poluição sonora e ao aumento drástico de temperatura provocado pela  posição do motor do coletivo. Todos queremos um Rio mais saudável, profissionais com saúde e  passageiros mais seguros.

Os novos chassis para ônibus contam com motor na traseira, o que traz grandes vantagens para a  segurança do veículo, para os passageiros, o motorista e também para as equipes de oficina. O motor traseiro “empurra” o veículo, garantindo melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus. Outra vantagem é que o motor em posição elevada fica mais protegido, especialmente em eventuais situações de inundação.

29 anos, advogado, é o mais jovem eleito para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na qual é membro da Comissão Permanente de Justiça e Redação. Presidiu a Atlética de Direito, o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC. Foi um dos criadores do Movimento Ficha Limpa e, atualmente, preside a Juventude Progressista. É pós-graduado em Direito Fiscal pela PUC-Rio e cursa pós-graduação em Administração Pública na FGV e Gerência e Gestão de Projetos na UFRJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui