Projeto ‘Bairro a Bairro’ faz visita técnica no Morro da Providência

Iniciativa da Vereadora Tainá de Paula analisa as demandas da população local e providencia os encaminhamentos possíveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cosme Felippsen

O projeto “Bairro a Bairro” visitou o Morro da Providência no último domingo, dia 21/02. De autoria da vereadora Tainá de Paula (PT) o objetivo da ação é gerar a aproximação com a população em seus territórios para a partir disto, entender as demandas locais e traçar possíveis soluções. O estudo da ação é realizado pela parlamentar em parceira com outros profissionais de arquitetura, que verificam os encaminhamentos possíveis.  

Entre os problemas detectados, o saneamento básico e o acesso a água são uns dos mais graves. Em um vídeo divulgado nas redes sociais da vereadora, é verificado pontos de ferro em que a população, por necessidade, acaba fazendo ligações ilegais, porque a água não chega em todos os pontos da favela. Além disso, a vala negra constata a ausência de esgoto e corre, inclusive, na paralela da água limpa. A situação gera adoecimento dos moradores, pois possibilita vetores de insetos e transmissão de doenças. Tainá explica que a ação visa, justamente, olhar para estas questões e viabilizar medidas.

“Muito do debate que a gente toca é construído na realidade local, vai desde saneamento, construções e morais em situação de risco, passando por debates mais complexos. A relação desses lugares com a mobilidade, com transporte público, planejamento urbano. Isso desdobrou um projeto dentro do BR-cidades, que eu coordenei aqui no Rio durantes anos, hoje eu faço parte da coordenação nacional e que tem uma perspectiva de construir lideranças territoriais com pensamento urbano e reflexão sobre lutas urbanas urgentes”.

Durante a visita, foi feita uma primeira parada foi um bate papo com Hugo Oliveira, Produtor Cultural e Idealizador da Galeria Providência: Projeto de intervenções urbanas no território do Morro da Providência desde 2016. A equipe de Tainá passou também pelo Bar da Dona Jura, localizado na região do Teleférico da Providência, hoje desativado. Uma obra, que custou caríssimo aos cofres públicos, mas devido à ausência de planejamento urbano pensando para os moradores, hoje está parada e em deterioração.

Advertisement

É válido lembrar, que para construção do teleférico, a favela sofreu com remoções e perdeu sua principal área de lazer.

A visita ainda passou pelo alto morro, onde fica um reservatório de água da CEDAE. O local possui uma das vistas mais incríveis do centro da cidade. De acordo com Tainá, este lugar deveria servir para comunidade com uma área de lazer, assim como foi feito no Morro do Pinto pela CDURP.

O “Bairro a Bairro” é um projeto iniciado pela Vereadora no ano de 2016, na Praça Seca. Durante o ano de 2021 o “Bairro a Bairro” fará parte de mais uma das atividades, que a parlamentar realizará dentro do seu mandato. Tainá conta como surgiu a ação.

“Muito engajada em entender os problemas do bairro e começar uma dinâmica de organização entre as entidades, coletivos, organização de moradores e nisso fui ampliando em uma dinâmica que foram chamando para seus bairros de atuação”, esclareceu a vereadora.

Os territórios são escolhidos a partir de demandas da população e contando também com a experiência da Vereadora em desenvolvimento urbano, que avalia locais que tenham situações mais graves e urgentes a serem tratadas. A ideia de Tainá é transformar o Rio a partir da existência. Segundo a vereadora, para isso, falar com quem vive a real cidade é fundamental.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto ‘Bairro a Bairro’ faz visita técnica no Morro da Providência
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui