Projeto Bombeirinhos transforma jovens do Complexo do Alemão em bombeiros por um dia

O grupo passa uma manhã no Quartel Central do CBMERJ, no Centro da Cidade, vivenciando o dia a dia dos militares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Organização Não-Governamental (ONG) Voz das Comunidades, fundada pelo ativista Renê Silva, está levando crianças e adolescentes do Complexo do Alemão para conhecer a rotina da corporação e integrar o Projeto Bombeirinhos.

O grupo passa uma manhã no Quartel Central do CBMERJ, no Centro da Cidade, vivenciando o dia a dia dos militares, descobrindo a história do Corpo de Bombeiros RJ, suas viaturas, seus equipamentos operacionais e recebendo dicas de prevenção a acidentes.

A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura preventiva e gerar mudanças comportamentais por meio da promoção de atividades operacionais e ações educativas sobre riscos de acidentes domésticos, de trânsito, de afogamentos, incêndios e noções de primeiros-socorros – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Os jovens, que têm entre 10 a 16 anos e são participantes de projetos sociais atendidos pela ONG, vão se tornar multiplicadores de informações úteis entre as famílias e a comunidade. Além disso, a iniciativa também pretende despertar vocações ao apresentar detalhadamente o trabalho realizado pela instituição e seus profissionais.

Advertisement

Hoje foi um dia bastante produtivo. Aprendemos coisas aqui que levaremos para a vida. Já pensei várias vezes em sem bombeiro e agora tenho ainda mais incentivo – disse Lucas Matheus da Silva, de 14 anos.

O projeto já recebeu participantes das ações sociais “Na Ponta dos Pés”, “Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP)” e do projeto de luta “Abraço Campeão”. A programação é quinzenal e a próxima visita está prevista para julho. 

Foi uma experiência maravilhosa. Conhecemos muitas pessoas legais e fizemos um monte de coisas interessantes. Nunca tinha pensado em ser bombeira, mas agora já vejo como uma possibilidade – completou Kathelen Vitoria dos Santos, também de 14 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Bombeirinhos transforma jovens do Complexo do Alemão em bombeiros por um dia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui