Projeto Cultural rompe as barreiras terrestres e leva crianças do RJ para o espaço

Instituição de renome internacional mostrou a crianças e adolescentes do Rio como é viver e trabalhar a bordo da Estação Espacial Internacional - ISS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Alunos de três escolas municipais do Rio de Janeiro foram os primeiros do mundo a participar de um programa especial do Museu Smithsonian Air and Space,  dos Estados Unidos, que possui a maior e mais significante coleção de artefatos da aviação e do espaço do mundo. Em parceria com o projeto carioca Experimente Cultura, a instituição de renome internacional mostrou a crianças e adolescentes das Escolas Municipais Osmar Paiva Camelo, do Complexo da Maré, Emma D’Avila de Camillis, de Pedra de Guaratiba, e Delfim Moreira, do Rocha, em uma visitação remota, como é viver e trabalhar a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station).

A curadoria do projeto conseguiu firmar a parceria diretamente com o museus norte-americano e selecionou turmas de escolas do município para serem as primeiras a experimentarem essa visita, que contou mais sobre como é a vida no espaço. E o resultado foi incrível, como esperado.

“Nosso trabalho, ao longo de 2021, foi de trazer novas oportunidades, expandir o horizonte dessas crianças. Tivemos muitos avanços com o auxílio da tecnologia, levamos os alunos do Rio de Janeiro para visitarem instituições do mundo todo e, agora, até para o espaço. É muito gratificante poder proporcionar essa experiência gratuitamente, ainda mais para quem normalmente acredita que não tem acesso à cultura nem em sua cidade. Seguimos firmes mostrando que a cultura é para todos, seja onde for”, afirmou Renata Prado, curadora do Experimente Cultura.

Em três anos, a iniciativa já levou mais de 10 mil alunos a museus. Nas duas primeiras edições, as visitas, 100% gratuitas, aconteciam em instalações culturais cariocas. No entanto, com a pandemia, tiveram que se adaptar a uma nova realidade, aproveitando a tecnologia para ampliar horizontes, trazendo instituições estrangeiras.

Advertisement
Divulgacao Experimente Cultura 3 Projeto Cultural rompe as barreiras terrestres e leva crianças do RJ para o espaço
Foto: Divulgação.

“É fundamental falarmos do pioneirismo do projeto, que tem seu público 100% voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Fomos os primeiros do mundo a ter acesso a essa visitação remota do Smithsonian Air and Space, e temos tomado a frente em diversas outras iniciativas, com instituições do mundo todo. Tudo para levar, gratuitamente, um conteúdo inestimável para as escolas e instituições que se inscreveram no Experimente Cultura. Até dezembro seguiremos com as visitas e esperamos alcançar cada vez mais gente”, finalizou Renata.

Ao todo, já são mais de 14 museus de renome internacional disponíveis dentro do Experimente Cultura, que seguirá na ativa até dezembro. As escolas interessadas em ‘visitar’ o Louvre, da França, museu mais famoso do mundo, os premiadíssimos Guggenheim e MET, dos Estados Unidos, entre muitos outros, podem tentar agendamento pelo site experimentecultura.com.br ou diretamente no email contato@experimentecultura.com.br.

Realizado pela Pulsar Cultura, o Experimente Cultura tem patrocínio do GRUPO ASSIM e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Cultural rompe as barreiras terrestres e leva crianças do RJ para o espaço
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Projeto Cultural rompe as barreiras terrestres e leva crianças do RJ para o espaço
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui