A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (15/08), em primeira discussão, o Projeto de Lei 333/23, de autoria da deputada Martha Rocha (PDT), que autoriza quiosques, trailers e bancas de jornais e revistas a instalar placas solares para a geração de energia fotovoltaica. O projeto ainda precisa ser votado em segunda discussão no plenário da Casa.
O objetivo da proposta é não apenas beneficiar os pequenos comerciantes, mas também contribuir para a preservação ambiental e reduzir os gastos públicos com a distribuição de energia convencional. A deputada Martha Rocha destacou a importância da iniciativa, afirmando que, embora o custo inicial de instalação das placas solares seja elevado, o retorno do investimento ocorre entre três a cinco anos, com economia imediata após a instalação.
“O projeto visa proporcionar vantagens financeiras para esses estabelecimentos e, ao mesmo tempo, incentivar práticas sustentáveis, aproveitando uma fonte de energia limpa e renovável”, explicou Martha Rocha.
E por que não colocar painéis de energia solar no topo dos aeroportos, das rodoviárias, dos shopping centers, dos estádios de futebol, dos ginásios poliesportivos, dos supermercados, dos prédios das universidades, dos postes de iluminação pública, ao longos das linhas férreas, etc, etc, etc, etc….? Espaço ocioso para isso é o que não falta. Quanto tempo será que os “digníssimos” da ALERJ vão demorar para agilizar a universalização da energia solar?