Projeto da Fiocruz auxilia no combate ao Coronavírus na Maré e em Manguinhos

Intitulado de ''Conexão Saúde'', projeto dará todo o aparato necessário à população das duas comunidades da Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Visando um auxílio maior no combate à pandemia do Coronavírus no Complexo da Maré e em Manguinhos, comunidades localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro, a cerca de 10km uma da outra, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta quarta-feira (19/08) o projeto ”Conexão Saúde”, que irá orientar e apoiar a população local com disponibilização de telemedicina e testagem molecular, rastrear quem teve contato com pessoas infectadas e produzir mapas de risco dentro das favelas.

A Fiocruz também ficará responsável por, além de processar as amostras dos testes RT-PCR, capacitar os profissionais envolvidos no projeto, organizar a logística das etapas a serem cumpridas e doar insumos para a realização das coletas e o transporte das amostras para os laboratórios.

Vale ressaltar que o projeto é uma parceria da Fiocruz com a associação Redes da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, aplicativo Dados do Bem, SAS Brasil e o União Rio, movimento que uniu pessoas e organizações para tentar diminuir os danos causados pela Covid-19 no Rio de Janeiro.

De acordo com Valcler Rangel, coordenador do Conexão Saúde, o projeto tem como objetivo possibilitar um maior acesso dos moradores locais a serviços de saúde durante a pandemia, oferendo atendimentos completos.

Advertisement

”Queremos promover o isolamento seguro, monitorar via telemedicina de maneira articulada com as equipes de saúde da família e internar o paciente quando for necessário. Os dados mostram uma periferização da doença ao longo do tempo. As maiores taxas de mortalidade estão concentradas nas favelas. A população negra tem o maior percentual de óbitos”, disse ele.

Ainda segundo Rangel, uma segunda etapa do projeto prevê que ele possa ser ampliado a outras favelas e periferias como um modelo de intervenção para emergências em saúde pública já testado em nível local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto da Fiocruz auxilia no combate ao Coronavírus na Maré e em Manguinhos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui