Projeto da Fundição Progresso que incentiva o funk recebe inscrições até o fim de agosto

#EstudeOFunk chega ao seu 2º ciclo; podem se inscrever MCs, DJs, beatmakers, dançarinos e produtores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Primeiro ciclo do #EstudeOFunk - Foto: Divulgação

Iniciado em abril, o projeto #EstudeOFunk, idealizado pela Fundição Progresso e Viva Brasil em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, chega, no mês de agosto, ao seu segundo ciclo. As inscrições estão abertas até o dia 29/08.

No primeira fase, a iniciativa selecionou 80 artistas, entre MCs, DJs, beatmakers, dançarinos e produtores, para uma audição presencial na Fundição, localizada na Lapa, um dos principais polos culturais da capital fluminense. Taisa Machado (AfroFunk), Cristina Nogueira (Fundição Progresso), Rafael Gomes (Agência Califórnia), Henrique da VK (DJ), André Izidro (Atabaque), o produtor musical JX e Maurício Sacramento, da Batekoo, foram os responsáveis pela peneira, que escolheu 50 talentos que formaram o Ciclo I de Vivência e Aceleração Artística do projeto.

As aulas vão de criação musical a estratégias para ganhar o mercado, e contam com a importante participação de mulheres com perfil de liderança nesse que é um pioneiro projeto artístico.

”As mulheres estão em evidência na cena do funk, mas, na verdade, elas sempre estiveram lá. É só ver a Mãe Loura [Veronica Costa], que produzia bailes e programas de TV e rádio, e artistas como Cacau, a Tati Quebra Barraco e a Deize Tigrona”, destacou Taisa Machado, professora e diretora artística do projeto.

Advertisement

A partir de agora, vale ressaltar, um novo mundo de oportunidades está se abrindo para que os selecionados possam se desenvolver artisticamente. O projeto promoverá uma verdadeira imersão no mercado musical, com ações presenciais com artistas e profissionais protagonistas na cena atual do funk carioca.

Inscrições e curadoria

Os interessados em participar devem se inscrever no site oficial do #EstudeOFunk, onde há o edital com as informações completas da iniciativa.

Para a escolha dos candidatos, haverá audição e seleção feita por uma curadoria formada por produtores, artistas e empresários. A análise levará em consideração um mix de talentos que apresente inclusão social, diversidade e equidade de gênero como premissa. A fase de seleção vai até o dia 03/09, com o resultado dos participantes previsto para o 26/09 e o início das atividades em 03/10.

O projeto contará com 3 ciclos de aceleração, com até 50 participantes em cada um deles. A programação dos cursos e oficinas para formação artística abrange expressão musical e corporal, direitos autorais, lançamentos musicais, marketing, comunicação e tecnologia, além de ambientes para a livre criação de música e conteúdos, ampliando perspectivas e horizontes para jovens interessados em atuar na indústria criativa, contribuindo para a profissionalização da cena funk no RJ. O Ciclo 2 acontece de 03/10 a 09/12.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto da Fundição Progresso que incentiva o funk recebe inscrições até o fim de agosto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Projeto da Fundição Progresso que incentiva o funk recebe inscrições até o fim de agosto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui