Projeto de lei aprovado na Alerj propõe incentivo à primeira empresa

A medida é de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB) e irá beneficiar jovens entre 16 e 35 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rozana Lopes/Diário do Rio

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão, na última quinta-feira (04/08), o Projeto de Lei 5.173/21, que cria o Programa “Sou Jovem, Sou Empreendedor”. A medida visa incentivar a criação de novas empresas no estado, além de estimular o interesse dos jovens fluminenses ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo.

O Projeto de Lei 5.173/21, de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB) beneficiará jovens matriculados nas escolas da rede pública, estudantes bolsistas de cursos técnicos e superiores e as pessoas entre 16 e 35 anos que tenham empresa aberta ou que busquem abrir sua primeira empresa.

O Programa “Sou Jovem, Sou Empreendedor” será realizado em seis etapas: o diagnóstico de perfil empreendedor e cursos de iniciação ao empreendedorismo, de gestão empresarial e de elaboração do plano de negócios, de acesso à linha de crédito, de criação da primeira empresa (custeada com uma linha de crédito de até R$50 mil da AgeRio autorizada pelo projeto) e o acompanhamento das empresas durante os dois primeiros anos.

“O empreendedorismo jovem trata do fenômeno de abertura de negócios com ideias inovadoras por pessoas entre 18 e 30 anos de idade, o que tem acontecido com maior frequência a partir da segunda metade dos anos 2000, estando relacionado principalmente à globalização do mundo dos negócios e o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, que além de oferecer as suas próprias oportunidades também abriu campo para a abertura de novas empresas em diferentes setores”, explicou o autor na justificativa do projeto.

Advertisement

A medida ainda precisa passar por uma segunda discussão no plenário da Casa da Alerj para aprovação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei aprovado na Alerj propõe incentivo à primeira empresa
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui