Projeto de lei do novo Plano Diretor discute melhorias para bairros da Zona Norte

Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, afirma que uma das prioridades do projeto é desenvolver a Zona Norte; o foco do encontro foram os bairros de Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma, entre outros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura

Na segunda-feira, (27/06), foi realizada mais uma audiência do novo Plano Diretor, desta vez para debater sobre a região da Zona Norte. O foco do encontro foram os bairros de Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho e Complexo do Alemão,

O debate foi realizado pela Comissão Especial do Plano Diretor, da Câmara de Vereadores, na Faculdade Estácio de Sá do Shopping Nova América, e contou com a participação de representantes da Prefeitura.

É a sétima audiência pública territorial, revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Projeto de Lei Complementar nº 44/2021).

Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, uma das prioridades do novo Plano Diretor é desenvolver a Zona Norte através do adensamento e do fortalecimento das centralidades dos bairros.

Advertisement

“É necessário dar uniformidade à nossa legislação: vamos sair de 180 definições de zonas para 11 e, especialmente, fazer com que esse solo da Zona Norte, que está bem atendido pela infraestrutura de transporte, possa ter uma prioridade no adensamento nos próximos 10 anos”, afirmou Fajardo.

Pontos como mobilidade urbana e segurança pública foram os mais abordados durante a audiência.

Leandro Rocha, morador de Maria da Graça, apontou a falta de segurança no bairro. Morador do mesmo bairro, Júlio Carlos Coutinho pediu pela volta de linhas de ônibus que dificultaram a mobilidade urbana da área com seu desaparecimento. Ele também alertou sobre o acúmulo de fios nas ruas.

Para o vereador Tarcísio Motta é importante entender a capacidade das linhas de trem e metrô para receber novos usuários e pede pela integração entre os modais de transporte. “Estamos falando em potencial, em adensamento, garantir ambiência urbana. Mas, na prática, como vamos dar soluções para os problemas de saturação desses modais de transporte?”

Já o vereador Pedro Duarte falou da necessidade de adaptar os elementos do dia-a-dia da região no projeto de lei. “Essa é uma região muito próxima às linhas de metrô e trem, próxima ao Centro. Mas é uma das regiões com mais problemas. O ideal é termos condomínios que conversem com o urbano, mas também vemos uma necessidade de moradores que pedem para fechar a rua”, disse o vereador.

Ainda de acordo com a minuta proposta pela Prefeitura, a região, que já possui uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, receberá manutenção da ambiência dos bairros de Maria da Graça e Higienópolis, além do reconhecimento das áreas ocupadas por população de baixa renda e do estabelecimento de algumas Zonas de Conservação Ambiental.

Para o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, o Plano Diretor proposto consegue preservar a raiz do subúrbio. “Esse Plano dá condição para que as pessoas morem em uma área com uma infraestrutura melhor”, completou Vaz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei do novo Plano Diretor discute melhorias para bairros da Zona Norte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui