Projeto de Lei prevê turismo pegagógico nas escolas da rede municipal do Rio

A medida é de autoria do vereador Luiz Ramos Filho e determina a inclusão da visita no calendário anual das escolas ao menos uma vez ao ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro prevê o ensino de turismo pedagógico para os alunos das escolas da rede municipal de educação. A finalidade da medida é promover atividades pedagógicas ambientais extraclasse, com intuito de que tenham acesso ao acervo cultural, artístico e turístico da Cidade.

De acordo com a medida de autoria do vereador Luiz Ramos Filho (PMN), para a implementação do turismo pedagógico, as instituições de ensino deverão prover apoio material aos professores e organizar roteiros de visitas dos alunos aos pontos turísticos da cidade, como museus, teatros, florestas, dentre outros, visando à realização de atividades pedagógicas. As escolas da rede municipal de ensino deverão prever em seu calendário letivo anual, ao menos uma vez, a realização de visita pedagógica a local de interesse, relacionado à sua proposta pedagógica, sempre sob a supervisão do corpo técnico da instituição de ensino.

Na fundamentação do projeto de lei, o vereador explica que o turismo pedagógico é uma alternativa para que os alunos possam ter contato com a cultura da sua região desde novos com a orientação de professores capacitados, podendo assim estimular o seu desenvolvimento como cidadão.

“A criança, ao se conectar na pratica com aquilo que só é instruído na teoria, aprende de maneira lúdica e interativa, sendo mais um estímulo para a sua formação. O sistema de ensino, ao se aprimorar, levando o aluno a ter uma conexão real com a história do seu município, inova o conceito de estudo e do processo de construção de conhecimento”, diz o texto do projeto de lei.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de Lei prevê turismo pegagógico nas escolas da rede municipal do Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui