Projeto de lei promete agilizar tratamento de câncer no município do Rio

Proposta do vereador Dr. Marcos Paulo já foi aprovada pela Câmara em primeira discussão e será votada em segunda discussão em outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/ICTQ

A Câmara Municipal do Rio pretende aproveitar a campanha do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, para aprovar o projeto de lei 74/2021 que visa agilizar o tratamento de Câncer no Rio de Janeiro. O texto, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), tem o objetivo de incluir o Programa de Navegação de Pacientes (PNP) com câncer na rede municipal de Saúde, agilizando e orientando o tratamento dos pacientes logo que são diagnosticados. A proposta, já aprovada em primeira discussão, será votada em segunda discussão na primeira semana de outubro.

Atualmente, o estado possui a pior colocação no ranking nacional que mede o tempo de início de tratamento após o diagnóstico da doença. Apenas 11% das mulheres com câncer de mama no RJ conseguem iniciar tratamento pelo SUS dentro do prazo de 60 dias, conforme determina a lei federal.

O câncer é uma doença permeada de estigmas e preconceitos. Quem recebe um laudo positivo, muitas vezes fica perdido, sem saber para onde ir e acha que aquele papel é uma sentença de morte. Como médico, posso afirmar que a realidade não precisa ser assim. As chances de cura são grandes, mas o tempo é determinante para o sucesso de um tratamento oncológico. O PNP pode ajudar o município a otimizar o tempo de tratamento destes pacientes, oferecendo dignidade e ampliando as possibilidades de cura“, afirmou Dr. Marcos Paulo.

O projeto será alvo de um debate público no dia 27 de setembro, no plenário da Câmara de Vereadores. Para o evento já estão confirmadas a participação de representantes da Secretaria de Saúde Municipal, da Defensoria Pública do Estado do RJ, da Sociedade de Cirurgia Oncológica e do Hospital da Mulher, onde o PNP já é aplicado com enorme eficiência.

Advertisement

O que é o PNP?

O PNP já foi desenvolvido de forma experimental na Clínica da Família do Andaraí, no Rio Imagem e atualmente é oferecido no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti. O programa consiste no acompanhamento do paciente por um profissional de saúde durante toda a jornada do tratamento, desde o diagnóstico até a alta médica. Este profissional auxilia na marcação de exames, de consultas e na emissão de laudos.

A experiência, já utilizada em vários países do mundo, também apresentou êxito em unidades públicas do Rio de Janeiro. Em 2019, 27% das pacientes atendidas pelo Hospital da Mulher iniciavam o tratamento no período de 60 dias. Esse número saltou para 85% em 2020, quando o PNP foi implementado.

Já na Clínica da Família do Andaraí, que desenvolveu um projeto-piloto do PNP em 2018, a taxa de cumprimento da Lei dos 60 dias passou de 10% para 52% e a taxa de cobertura mamográfica cresceu de 14% para 88%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei promete agilizar tratamento de câncer no município do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui