Projeto de lei quer autorizar eventos no RJ desde que todos os envolvidos estejam vacinados

Segundo o projeto, os responsáveis pelos eventos deverão incentivar o uso de máscaras, a higienização das mãos e estimular as boas práticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Evento corporativo/Reprodução Internet

Um projeto de lei do deputado Max Lemos quer autorizar a realização de eventos culturais no Rio de Janeiro, desde que todos os envolvidos, desde equipe técnica à público, estejam vacinados com as duas doses contra a Covid-19, e tenham cumprido os 14 dias após a segunda dose.

Segundo o texto, devido ao impacto das variantes que poderão surgir sobre a população vacinada, é indispensável o uso de máscaras no interior dos ambientes. Os responsáveis pelos eventos deverão orientar e incentivar o uso de máscaras, a devida higienização das mãos e estimular as boas práticas por parte de sua equipe, seus artistas e público, objetivando a manutenção dos eventos.

Na justificativa, o parlamentar afirma que o uso de máscaras continua sendo indispensável, porque a comunidade científica indica sua utilização até que 70% da população esteja vacinada.

Somente a partir desse percentual haverá certa segurança garantida pela chamada “imunidade de rebanho” que é conferida pela ampla cobertura vacinal, que, segundo os estudiosos, será capaz de conter a pandemia“, diz o texto.

Advertisement

Passaporte carioca de imunização

O vereador Felipe Michel também deu entrada na Câmara Municipal em um projeto de lei que prevê a criação do passaporte carioca de imunização, identificando as pessoas que já têm anticorpos para a Covid-19 ou fizeram o teste da SWAB e liberá-las para circular na cidade sem restrição.

Segundo o texto, o documento poderá ser permanente, para quem já tomou a vacina, temporário, quando comprovar através de exame imunidade temporária, e especial, para turistas que estejam de passagem pela cidade. Nos últimos dois casos, o passaporte terá validade de até noventa dias. O principal objetivo do projeto é acelerar a retomada do setor de eventos e de turismo. 

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO ele falou sobre o projeto. Confira:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto de lei quer autorizar eventos no RJ desde que todos os envolvidos estejam vacinados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui