Projeto defende distanciamento mínimo de um metro entre mesas nas escolas do Rio

Proposta apresentada pelo vereador Rogério Amorim, visa cumprir o espaçamento determinado pela Organização Mundial de Saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa

O vereador Rogério Amorim (PSL) apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Vereadores que prevê o distanciamento mínimo de um metro entre mesas e cadeiras na rede particular e municipal de ensino do Rio enquanto durar a pandemia da Covid-19.

A proposta confronta o protocolo sanitário expedido pela Secretaria Municipal de Educação, para o retorno as aulas, que determina o espaçamento de um metro e meio entre as mesas e cadeiras dos alunos, com a referência de um metro determinada no plano do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A medida se baseia no recente estudo divulgado pela Fiocruz, que aponta maior probabilidade de crianças serem infectadas por adultos do que transmitirem a Covid-19, dado, que segundo o vereador, é muito relevante na construção de novas estratégias e protocolos, principalmente quanto à organização das salas de aulas.

O texto do projeto cita a capacidade de acomodação do espaço, destacando que quanto maior o distanciamento mínimo entre as mesas e cadeiras, menos crianças poderão voltar à rotina, dispensando a implantação de rodízios e outros instrumentos que acabam por prejudicar o retorno presencial às atividades escolares.

Advertisement

Conhecendo a realidade do Rio de Janeiro, o local mais seguro para essas crianças é na escola. A realidade dessas crianças é ficar em aglomerados, normalmente sob a vigilância de uma avó, que é uma pessoa vulnerável dentro dessas comunidades, ou elas ficavam soltas, uma criança de 12 tomando conta de uma de 8, ou uma de 8 tomando conta de uma 6 e o pai e a mãe tendo que trabalhar. E os estudos já vinham sinalizando que a escola é local menos contagiante da doença“, afirma o vereador, que completa

As crianças nas escolas, com os diretores e inspetores, estão em um ambiente muito mais bem supervisionado que as próprias comunidades e esses aglomerados. As crianças tem uma condição maior de serem educadas para lavar a mão, para usar a máscara, para manter a higiene do que na rua ou na comunidade“, destacou.

Amorim também salientou a histórica defasagem entre o ensino público e o privado, que vem se agravando durante o isolamento, para defender a proposta.

Com o ensino remoto e a pandemia, essa distância se tronou ainda maior. A criança de escola pública, muitas vezes, não tem acesso a internet, ou quando tem acesso, mora em um cômodo com quatro, cinco, seis pessoas e não tem a concentração necessária, ou quando tem espaço e internet, não tem quem a supervisione. Eu tenho medo do que isso vai gerar no futuro“, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto defende distanciamento mínimo de um metro entre mesas nas escolas do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui