Projeto Futmesa chega a 600 escolas municipais do Rio

Ao todo, 1.200 mesas estarão à disposição de alunos e professores da rede municipal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Partida de futmesa na rede municipal de ensino - Michell Albuquerque / Prefeitura do Rio

Os estudantes da rede municipal estão sendo apresentados ao Projeto Futmesa nas Escolas, que levará o esporte a 600 unidades de ensino. Onze instituições já foram contempladas, entre elas a Escola Municipal João Saldanha, em Botafogo, que nesta quarta-feira (30/03) recebeu o atleta e ex-aluno Marcos Vieira para falar sobe sua experiência internacional nessa atividade. A campeã mundial Rafaella Fontes também participou do encontro.

Ao todo, 1.200 mesas estarão à disposição de alunos e professores, para entrarem em contato com um esporte que vem se popularizando no mundo.

A gente começou como uma pequena onda e agora já temos muitos brasileiros nos campeonatos internacionais. Estamos no caminho de viver uma popularização muito rápida no país, assim como aconteceu com o surf. O futmesa precisa apenas de uma mesa e uma bola, que podemos ter nas escolas. Estamos seguindo toda a cartilha para colocar este esporte na Olimpíada, e aí quem sabe a gente não traz uma medalha para o Rio”?, falou Vieira, campeão mundial de futmesa em 2019.

Os secretários de Educação, Renan Ferreirinha, e de Esportes, Guilherme Schleder, participaram da apresentação do projeto.

Advertisement

É mais um caminho apresentado aos nossos alunos. É um esporte democrático, que tem tudo a ver com o Rio e que todos podem participar. Pode ser praticado tanto no pátio da escola como na praia e em outros lugares. Mostrar esse caminho novo para os nossos alunos não é só abrir mais uma possibilidade para eles sonharem, é investir também na saúde e na disciplina que o esporte pode trazer para a vida deles”, disse Ferreirinha.

O futmesa começou há aproximadamente cinco anos, mas já tem aspirações de se tornar modalidade olímpica, e pode revelar novos campeões.

Eu também estudei em escola municipal. A Secretaria de Esportes organiza as atividades nas praias e em espaços como o entorno dos estádios Nilton Santos e do Maracanã, e o futmesa é uma sensação. Eu tenho certeza que esse projeto será um sucesso”, disse Schleder.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Futmesa chega a 600 escolas municipais do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui