Projeto Ginga abre inscrições para formação gratuita e remota em Jogos Digitais

A oportunidade é destinada a jovens dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias

Foto: Divulgação

A instituição sociocultural Cinema Nosso – que há 20 anos forma gratuitamente jovens periféricos no audiovisual e novas tecnologias – está com inscrições abertas para o projeto Ginga. O projeto leva em consideração a ascensão do mercado gamer, que tem tornado a formação em Jogos Digitais se tornou uma grande opção de carreira.

No entanto, a especialidade é uma das que possuem alto custo de investimento, ocasionando na falta de acessibilidade de determinados públicos. Pensando em sanar essa questão, a analista do projeto conta como a iniciativa foi pensada.

“Nossa formação em jogos digitais foi pensada para impulsionar a inserção dos jovens destes municípios no mercado de trabalho. Através de pesquisas, percebemos que há uma crescente demanda de mercado nessa área e poucas opções de formação em jogos digitais com preço acessível. Acreditamos que a gratuidade dessa formação é mais um incentivo, e é isso que gera oportunidades para jovens que sonham em atuar nesse campo.” conta Natália Stoco.

O objetivo do Ginga é fortalecer a cultura de respeito aos Direitos Humanos – junto a uma formação profissionalizante em audiovisual, games e cultura digital. A oportunidade é destinada a jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias, que podem se inscrever até o dia 10 de agosto pelo site .

De acordo com a pesquisa Game Brasil, 74,5% dos brasileiros adquiriram os jogos eletrônicos e metade desse público é feminino. Partindo desse princípio, a intenção do projeto é permitir que jovens comunitários de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias – fora da escola e do mercado de trabalho, tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e socioemocionais para mudar a sua realidade.

Junto ao programa de formação, serão oferecidas aulas de Gestão de Carreira – permitindo que os alunos reflitam sobre seus objetivos de vida. O Projeto Ginga – Inovar para Transformar é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com uma bolsa auxílio internet durante os meses da formação, que é totalmente gratuita e remota, com encerramento presencial no final do curso, após obtida a carga horária de 100h. Na ementa desta formação, além do estudo em Direitos Humanos, estão Game Design/Produção Executiva; Arte Design; Prototipação e teste de jogo; Pós-produção.

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus.

Hoje, a instituição é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens.

Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

Serviço – Projeto Ginga
Formação em Jogos Digitais
Formato: Remoto, com direito à bolsa-auxílio internet.
Valor: Gratuito.
Público: jovens de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias (Rio de Janeiro).
Idade: Entre 18 e 29 anos.
Inscrições: pelo formulário, com vagas limitadas para garantir atenção aos alunos e qualidade no ensino.
Data: até 10 de agosto de 2022.
Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse o site da institição ou o Instagram @cinema_nosso.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui