Placa na entrada de uma escola municipal do Rio de Janeiro
Foto: Andrevuas

O vereador Dr. Marcos Paulo (Psol) deu entrada no Projeto de Lei nº 93/2021, que institui o tema direito e proteção dos animais nas unidades da rede de ensino fundamental do município. A proposta, apresentada em março, tem o objetivo de aproximar o tema da proteção animal das crianças.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 139,3 milhões de animais de estimação, ao mesmo tempo em que a Organização Mundial da Saúde estima que existam mais de 30 milhões de animais abandonados.

Promover ações de cuidados com os animais no espaço escolar, tornar a escola um ponto de vacinação, de recolhimento de insumos para doação e de campanhas de adoção com o envolvimento da comunidade são algumas das ações concretas previstas no projeto de lei.

“Quando se pergunta como mudar a realidade de um país, a primeira resposta que vem à cabeça é educação. Boa parte dos lares brasileiros tem um animal, mas no Brasil temos 10 milhões de gatos abandonados e 20 milhões de cães vivendo nas ruas. Quando uma pessoa aprende desde criança que a vida animal é importante, ela jamais vai abandoná-lo ou cometer maus-tratos se tornando um adulto solidário. Esse projeto de lei tem o objetivo de contribuir para esse novo olhar, que reconhece a importância de todas as vidas”, explicou o vereador Dr. Marcos Paulo, que é membro da Comissão de Direitos dos Animais e fundador da Comissão de Saúde Animal da Câmara RJ.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Felipe Lucena

Felipe Lucena é jornalista, roteirista, redator, escritor, cronista. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Curicica. Sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui