Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto Experimente Cultura apresentará museus e atrações culturais da cidade para alunos da rede pública e idosos de projetos sociais do município, que em sua maioria nuca tiveram a oportunidade de aproveitar esse tipo de experiência. Segundo os criadores da iniciativa, o objetivo é mudar o hábito de consumo de cultura, principalmente entre a população menos favorecida economicamente.

A curadoria do projeto promoverá visitas a oito espaços de cultura do Rio de Janeiro (AquaRio, Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial, Jardim Botânico, Museu da Vida e Planetário).

Durante as visitas, os participantes poderão conhecer equipamentos culturais gratuitamente, com transporte, guias e atividades lúdicas, especificamente preparadas para ambientar os participantes com cada destino, durante o trajeto. Com dois anos de vida, o projeto atendeu 3.500 pessoas somente em 2018.

ExperimenteCultura05 1 Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus cariocas
Foto: Divulgação

Segundo a curadora do projeto, Renata Prado, mesmo diante de um momento triste para a cultura carioca, com o incêndio do Museu Nacional, é muito importante construir essa ponte entre jovens e a cultura.

Advertisement
ExperimenteCultura11 1 Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus cariocas
Foto: Divulgação

Tanto que ampliamos os atendimentos para idosos. Recebemos muitas solicitações de interessados em participar do Experimente Cultura em 2018 e não conseguimos atender a todas. Comprovamos que existe um interesse muito grande da população por conhecimento, mas, às vezes, esta vontade esbarra em falta de conhecimento, de informações e também de condições, inclusive financeiras. Ficamos muito felizes em poder, novamente, proporcionar esses momentos, principalmente para aqueles que nunca tiveram oportunidade de ir a um museu”, afirmou a curadora.

Com a maioria de jovens e idosos tendo a primeira oportunidade de estar em um museu, a coordenadoria pedagógica do Experimente Cultura trata com muito zelo cada visita. Afinal, significa para muitos o início de um processo de transformação de vida.

 “Acreditamos que a criança, enquanto está se formando como indivíduo, está mais propensa a adquirir conhecimento e aproveitá-lo efetivamente. Um momento como esse pode transformar sua vida. É claro que uma única visita a um museu não vai mudar definitivamente seu caminho, mas pode dar início a uma transformação, principalmente na maneira como ela enxerga e se relaciona com o mundo. Para nós, é fundamental cativar a criança, o jovem, para que crie gosto pela arte, pela cultura, por determinado tema abordado. E muitas vezes eles não têm oportunidade de consumir cultura dessa maneira, numa visita, numa experiência toda preparada para eles”, explicou a coordenadora pedagógica do projeto Rossana Lourenço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus cariocas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Projeto leva crianças e idosos para terem primeira experiência em museus cariocas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui