Quarenta e cinco moradores do Conjunto Esperança, na favela da Maré, na Zona Norte do Rio, inauguraram neste sábado (18/12) o projeto Turistando com a Comunidade, parte integrante do Programa Favela com Dignidade, da Secretaria de Ação Comunitária. A turma inaugural percorreu a Pequena África, no Porto Maravilha, roteiro que valoriza o passado do Rio de Janeiro. No Cais do Valongo foi mostrada aos visitantes a influência africana no Brasil.
Dona Alzira Quiane ficou encantada com a visita guiada na região portuária da cidade, que percorreu também o Boulevard Olímpico e o Mural Etnias, pintado pelo artista Eduardo Kobra.
“Eu que nunca tinha saído da comunidade, a não ser para trabalhar, estou encantada com essa oportunidade. Não sobra muito tempo, e dinheiro também, para um passeio como esse, onde a gente passa conhecer melhor o Rio e também apreender a história da cidade“.
Ana Lea, vizinha de Dona Alzira, também aprovou o passeio.
“Esse programa faz a gente se sentir parte da cidade. Não estamos confinados às nossas comunidades apenas”.
A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, ressaltou a importância do projeto Turistando com a Comunidade.
“Além de dar aos moradores o direito de conhecer a cidade onde moram, eles vão conhecer a arte, a cultura, a beleza e a história dos nossos principais complexos. Esse é um novo caminho para combater a segregação social. Estamos também realizando mais uma ação do Favela com Dignidade, um programa que assegura a participação popular na formulação de políticas públicas da Prefeitura. É dessa forma que os serviços solicitados pelas comunidades vão chegar. A Prefeitura está dando voz e vez aos moradores de favelas e comunidades“, afirmou.
Programa Favela com Dignidade atende a mais de 1.200 pessoas
O Conjunto Esperança recebeu no mesmo dia o Programa Favela com Dignidade, em que foram realizados 1.203 atendimentos. Cerca de 18 secretarias e órgãos municipais estiveram presentes para realizar a limpeza nas margens do canal do Cunha, operação tapa buracos, vacinação, cadastramento para encaminhamentos de vagas de trabalho, inscrição em creches, novas matrículas e transferências, e inscrição no Cadastro Único, entre outros serviços.