Fachada do Palácio Tiradentes, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Os moradores do Estado do Rio de Janeiro que já tiverem tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 poderão ser liberados do uso de máscara de proteção. É o que propõe o projeto de lei 4.186/21, do deputado Anderson Moraes (PSL), que começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), com publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (19/05). A medida é baseada no que acontece nos Estados Unidos há poucos dias.

A Alerj também vai analisar um segundo projeto de lei proposto por Moraes, o PL 4187/21, que revoga as medidas restritivas aos cidadãos integralmente imunizados. De acordo com o texto, os vacinados deverão portar o comprovante das duas doses, de forma impressa ou digital, para apresentar a uma autoridade, caso solicitado.

“Os cidadãos fluminenses estão há um longo período respeitando as normas sanitárias. Nada mais justo que as pessoas devidamente vacinadas possam retornar à normalidade de suas vidas, sem a ingerência do estado com leis que caducam pela força da imunização”, justifica Anderson Moraes, autor dos dois projetos.

De acordo com painel Covid-19 do Ministério da Saúde, até a manhã desta quarta-feira, 1.369.039 pessoas tomaram a segunda dose da vacina no Estado do Rio de Janeiro. Um total de 2.916.588 tomaram a primeira dose.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

4 COMENTÁRIOS

  1. Na Nova Zelândia, EUA, Israel e França as máscaras foram abolidas e não são mais necessárias. Brasil, País da chacota. É capaz de acabar a pandemia e o planeta voltar ao normal e o Brasil ser a única nação do mundo a manter a obrigação do uso de máscara até 2074. Não duvido nada deste País de atraso com leis idiotas e leis risíveis.

    • Peraí… você pretende usar máscara pro resto da vida? Acorda!
      A princípio, se a pessoa está vacinada, ela não deveria ser mesmo obrigada a usar a máscara. Agora, você poderia melhor argumentar ao dizer que, no RJ e Brasil, uma lei desta seria contraproducente porque tudo vai virar zona por conta do baixo nível de obediência à normas…

  2. Nobre deputado, como eu saberei que a pessoa só meu lado de está vacinada?
    Faltam vacinas! Não esqueça! Inclusive, poucos brasileiros fizeram teste!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui