Projeto para mapear favelas fica entre os 10 mais influentes na América Latina

Projeto Favela 4D se destacou na lista dos 10 projetos mais influentes na América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Christophe Simon

Anualmente, o Project Management Institute (PMI), associação líder mundial para profissionais em gerenciamento de projetos, anuncia uma lista com alguns dos projetos mais notáveis e influentes do mundo. Na edição de 2021 do Latin America’s Top 10 Most Influential Projects (Top 10 Projetos Mais Influentes da América Latina, em português), um projeto carioca ganhou destaque e marcou presença na lista.

Entrou na lista, que serve de vitrine para boas práticas e para como o gerenciamento de projetos pode ajudar a transformar ideias em realidade, o Favelas 4D.

Idealizada pelo atual secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, durante um período em que passou estudando nos Estados Unidos, antes de assumir a pasta, e realizado em parceria com o Senseable City Lab do Massachusetts Institut of Technology (MIT), a proposta visa mapear as comunidades do Rio de janeiro, identificando construções, ruas, vielas e a topografia de cada região.

Os membros da equipe caminharam pela favela a pé, usando tecnologia de digitalização 3D portátil para capturar dados do local. Com essas informações, os pesquisadores planejam avaliar desde a densidade da infraestrutura informal até como as favelas podem evoluir no futuro.

Advertisement

Ricardo Triana, diretor-geral do PMI para o Brasil e a América Latina, afirmou que a lista de 2021 mostra como “a criatividade, a colaboração, a disciplina e a determinação transformam ideias em uma realidade capaz de mudar o mundo, mesmo em momentos desafiadores como a pandemia”.

A lista completa com os 10 projetos mais influentes na América Latina pode ser acessada aqui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto para mapear favelas fica entre os 10 mais influentes na América Latina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui