Projeto para mapear favelas fica entre os 10 mais influentes na América Latina

Projeto Favela 4D se destacou na lista dos 10 projetos mais influentes na América Latina

Foto: Christophe Simon

Anualmente, o Project Management Institute (PMI), associação líder mundial para profissionais em gerenciamento de projetos, anuncia uma lista com alguns dos projetos mais notáveis e influentes do mundo. Na edição de 2021 do Latin America’s Top 10 Most Influential Projects (Top 10 Projetos Mais Influentes da América Latina, em português), um projeto carioca ganhou destaque e marcou presença na lista.

Entrou na lista, que serve de vitrine para boas práticas e para como o gerenciamento de projetos pode ajudar a transformar ideias em realidade, o Favelas 4D.

Idealizada pelo atual secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, durante um período em que passou estudando nos Estados Unidos, antes de assumir a pasta, e realizado em parceria com o Senseable City Lab do Massachusetts Institut of Technology (MIT), a proposta visa mapear as comunidades do Rio de janeiro, identificando construções, ruas, vielas e a topografia de cada região.

Os membros da equipe caminharam pela favela a pé, usando tecnologia de digitalização 3D portátil para capturar dados do local. Com essas informações, os pesquisadores planejam avaliar desde a densidade da infraestrutura informal até como as favelas podem evoluir no futuro.

Ricardo Triana, diretor-geral do PMI para o Brasil e a América Latina, afirmou que a lista de 2021 mostra como “a criatividade, a colaboração, a disciplina e a determinação transformam ideias em uma realidade capaz de mudar o mundo, mesmo em momentos desafiadores como a pandemia”.

A lista completa com os 10 projetos mais influentes na América Latina pode ser acessadaaqui.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui