Projeto que garante recursos para Prefeitura investir no BRT é aprovado

O plano de intervenção estimado em R$130 milhões, agora, depende da da sanção do prefeito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Nesta terça-feira, 20/04, foi aprovado, na Câmara de Vereadores, em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do poder Executivo que garante recursos para a prefeitura realizar o plano de intervenção e manutenção do sistema BRT, estimado em R$130 milhões. Agora, o projeto fica dependendo da sanção do prefeito.

Uma emenda proposta pelo vereador Felipe Michel, vice-presidente da Comissão de Transportes, que prevê a implantação do programa BRT Seguro nos mesmos moldes do Segurança Presente, também foi aprovada. Ele é autor das leis que preveem punição a quem depreda e dá calote no BRT e acompanha de perto há meses a situação nas estações e nos ônibus.

“Não adianta fazer reforma e melhorar o sistema sem colocar agentes de segurança para garantir a ordem e evitar depredação e evasão. A presença deles inclusive vai melhorar a rentabilidade do sistema, já que o prejuízo com calotes passa dos quarenta mil reais por dia”, explicou Felipe Michel.

Outras três emendas propostas pela Comissão de Transporte também foram aprovadas. Uma inclui a participação dos vereadores da Comissão no Comitê Técnico que vai realizar uma auditoria do que foi gasto até hoje no sistema e acompanhar o fluxo de caixa. 

Advertisement

A outra institui a criação do Portal da Transparência, num sítio eletrônico próprio, trazendo em tempo real todas as ações da prefeitura durante o período de intervenção. Já a quarta permite a utilização de recurso privado no sistema, colocando, por exemplo, nomes de empresas nas estações. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto que garante recursos para Prefeitura investir no BRT é aprovado
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Pagando a conta do próprio executivo na dua última gestão.
    Sem falar que esse projeto de segurança vão desviar milhões para os grandes empresas de coronéis PMs que se encontram na SEOP .
    O prefeito adora esses projetos de segurança e intervenção . Quanto será investido em segurança ? A Guarda municipal não pode ser usada ? Não , porque não tem arma e ninguém respeita. por que não treina Los ? Porque que é conveniente deixar as empresas e enriquecer as empresas de oficiais PMs .
    Vai comprar a folga dos PMs ? Sim !
    Vai comprar a folga dos Guardas ? Não !
    Vai investir do BRT com dinheiro público e qual será o retorno depois que entregar para as empresas privadas ? O 130 milhões vão voltar para os cofres públicos ? Dinheiro esses que poderiam ser investido em hospitais creches escolas se o Eduardo Paes já tivesse feito convênio para a segura da sociedade da sua própria guarda na sua primeira gestão , mas preferiu gastar muito com interesses pessoais o dinheiro das olimpíadas e copa do mundo que o governo federal deu …
    O Povo tem que se foder mesmo em ter votado nesse executivo .

  2. Não teria sido melhor garantir essa segurança e multas contra calotes enquanto a empresa era privada? Deixaram-na perder grande parte da credibilidade dos controles e receitas para agora estatizar… e com certeza custar mais caro ao contribuinte carioca!? No Brasil e sobretudo no Rio de Janeiro, não se pode dar 1 milímetro de espaço para a avacalhação – senão a coisa descamba rapidamente.

    Porque a mesma pessoa que avacalha o trem não avacalha o metrô e nem o VLT?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui