Projeto quer Zona Oeste com área geográfica delimitada

Projeto retiraria da Zona Oeste os bairros de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Vargens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

A Lei que criaria a Zona Leste, com Jacarepaguá, Barra e Recreio não passou, mas os vereadores com base eleitoral na Zona Oeste, em especial fora destes bairros, não deixaram de lutar. Um Projeto de Lei dos vereadores Zico (Republicanos) e do ex-vereador Marcelino D´Almeida, continua na luta para que a Barra não faça parte da Zona Oeste. O projeto prevê que o Poder Executivo crie a área geográfica da Zona Oeste. Ela vai abranger os seguintes bairros: Bangu, Vila Kennedy, Deodoro, Campo dos Afonsos, Gericinó, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Vila Militar, Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Santa Margarida, Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Senador Vasconcelos e Sepetiba. 

Autor do projeto, o vereador Zico (Republicanos) defendeu a criação da denominação como uma forma de valorizar os bairros incluídos na região. “Nesse leilão da CEDAE, por que o bloco da Barra da Tijuca e Recreio incluiu outros municípios e não incluiu toda a AP5? Por que essa disparidade? Só abrir o túnel não adianta. Queremos ter os mesmos investimentos que têm na Barra em toda Zona Oeste”, argumentou Zico.

Tainá de Paula (PT), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos, alegou que é preciso discutir mais amplamente o projeto no Plano Diretor, que é o fórum mais adequado para definir o zoneamento na cidade. 

Em defesa da matéria, Rosa Fernandes (PSC) afirmou que, “independentemente da questão geográfica, os autores querem sinalizar que é preciso distinguir uma área da outra dentro de uma mesma região”. Para Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), quando se diz que investimentos estão sendo destinados para a Zona Oeste, muitas vezes, quando você vai verificar, foram todos para a AP4, que inclui bairros como Barra da Tijuca e Recreio,  e não para a AP5. Segundo ele, a aprovação da mudança vai permitir identificar com mais clareza as áreas da cidade.  

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto quer Zona Oeste com área geográfica delimitada
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Ja que eles não conseguem se separar de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, eles separam a gente deles. O importante é que a Barra e o Recreio, zona oeste dos bacanas, seja dissociada da zona oeste dos pé rapados.

  2. A falta de instrução básica é uma realidade. A outra realidade é considerar a Barra da Tijuca que fica a OESTE não querendo dividir espeço com bairros mais longinquos do Rio.
    Uma sugestão, porque não criam a zona SUDOESTE com BARRA , RECREIO e VARZEAS? Teria mais sentido, ou será que eles não sabem que existe SUDOESTE

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui