Projeto Resenha Contra Covid-19 combate fake news

Lançado oficialmente pela secretária Laura Carneiro, projeto treina líderes comunitários e quer formar rede de solidariedade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos: Fernando Maia/Divulgação

A conversa mais importante é a da prevenção à covid-19. Que vocês sejam multiplicadores das informações sobre como enfrentar o coronavírus em suas comunidades. O que está em jogo é a vida”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro (DEM), ao lançar o Resenha Contra Covid-19 no Rio, em encontros com líderes comunitários na Vila Olímpica Félix Mieli Venerando, de Honório Gurgel, nesta quinta-feira (14). Combater a disseminação de notícias inverídicas – as fake news – sobre a propagação do vírus é um dos alvos do projeto.

A líder da comunidade Palmeirinha, em Guadalupe, Dulce Chagas da Silva, 77 anos, foi a primeira a receber o material de treinamento das mãos da secretária. “Acredito que o projeto vai fazer a diferença, pois muitas pessoas nos procuram para pedir informações”, contou Dulce.
 
Além de Honório Gurgel, a secretária Laura Carneiro também teve encontros com líderes comunitários participantes do projeto na Associação de Moradores do Mediterrâneo, na Barra da Tijuca, e na Lona Cultural Gilberto Gil, em Realengo. O Resenha Contra Covid-19 está treinando líderes comunitários para atuarem como porta-vozes da prevenção à doença provocada pelo vírus sars-cov-2 junto às populações de favelas e periferias.

A ideia desenvolvida pela Subsecretaria de Proteção Social Básica é formar uma rede de solidariedade na prevenção ao coronavírus, por meio da mobilização de lideranças e diferentes coletivos de comunidades e instituições públicas e privadas. Assim, o Resenha Contra Covid-19 também vai identificar situações de extrema precariedade e aglomerados populacionais, capilarizar informações fidedignas sobre a doença e articular a atuação de redes de solidariedade nas comunidades de maior vulnerabilidade.

Além de fomentar o diálogo com as comunidades sobre sinais e sintomas de alerta, medidas de prevenção e o incentivo à criação de redes locais de solidariedade nos territórios. Já são 360 os líderes comunitários cadastrados em 15 locais de treinamento por toda a cidade, distribuídos por escolas, centros de saúde e vilas olímpicas. O material de treinamento vem com identidade visual própria, acompanhado de adesivos, sacolas e máscaras que auxiliam na identificação dos porta-vozes em suas comunidades.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Resenha Contra Covid-19 combate fake news
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui