Projeto Social oferece bolsas de estudo em parceria com ONG norueguesa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O projeto “Karanba” usa o futebol como uma importante ferramenta de transformação e inclusão social. Além dos gramados, a iniciativa promove aulas de reforço escolar e cursos profissionalizantes em parceria com a ONG DLW – Dream Learn Work. A ideia é alinhar esporte, a educação e a formação profissional, dando oportunidades aos jovens de São Gonçalo. Um dos exemplos é Yasmim Nogueira, ex-aluna do projeto, que virou funcionária da DLW e agora coordena esse processo seletivo.

“Eu sempre percebi o Karanba como uma grande oportunidade de educação, além do futebol. Como profissional da DLW reconheço – com ainda mais propriedade – a importância de iniciativas que apoiem o esporte, mas que principalmente tenham compromisso com a educação e a formação profissional desses jovens”, pontua Yasmim.

A cada seleção, dezenas de jovens são escolhidos para os cursos profissionalizantes e mais tantos outros participam das atividades diárias do projeto. Para a socióloga Marilda Reciolino, a oportunidade de estudar amplia os horizontes desses jovens e dão um “Plano B” paralelo ao futebol:

“O processo seletivo do esporte em alto nível é afunilado e, em muitos casos, frustrante. Por mais encantador que o futebol seja, a carreira dentro de campo não pode ser a única opção desses alunos. Quando um jovem chega ao Karanba, ele ganha oportunidades que vão muito além do esporte. É fundamental que a gente siga incentivando isso e transformando vidas”, concluiu.

Advertisement

Com 13 anos de existência, o Karanba é um projeto criado e comandado pelo norueguês Tommy Nilsen, que já atendeu milhares de crianças e adolescentes, com aulas de futebol nas categorias feminino e masculino, além de reforço em disciplinas como Português e Matemática. A sede do projeto fica na Rua Cidade de Lisboa, em Vista Alegre, São Gonçalo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Social oferece bolsas de estudo em parceria com ONG norueguesa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui