Projeto vai qualificar museus fluminenses para o pós-pandemia

As inscrições para o programa estão abertas até esta quinta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gabi Carrera

As inscrições para o programa de formação e qualificação que vai preparar os museus do estado do Rio para os novos desafios do setor, principalmente no cenário pós-pandemia, estão abertas até esta quinta-feira (13/05). As regras de participação estão no edital do projeto HUB+, que proporcionará mentoria técnica, voltada para ampliação de acesso; inovação; dinamização, com foco em educação; acessibilidade e preservação de acervos.

O projeto foi desenvolvido pelo Oi Futuro e a empresa Coeficiente Artístico, com o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site. Serão selecionados pelo HUB+ dez museus fluminenses para participarem de uma jornada de 12 meses de formação e mentorias técnicas, envolvendo diferentes metodologias e processos, de forma híbrida: presencial e on-line. Os resultados serão divulgados no dia 24 de maio.

Poderão participar do edital museus de todo Estado do Rio de Janeiro, desde que comprovada sua atuação com práticas museológicas no território fluminense e sendo museus que busquem o aprofundamento, qualificação e formação no campo da educação, preservação e acessibilidades com reconhecida experiência. Serão consideradas todas as tipologias e a diversidade de museus para inscrição.

Advertisement

O edital obedecerá como primeiro critério a proporcionalidade de territórios para seleção dos dez museus: 40% de museus selecionados pertencentes às regiões metropolitana 1, 2 e 3 e 60% de museus selecionados pertencentes às demais regiões territoriais do Estado do Rio. Os critérios técnicos serão: exposição de motivos do museu candidato e iniciativas culturais realizadas e sua atuação em território.

Acredito  que  este  projeto  dará  aos  museus  fluminenses  a  possibilidade  de  dar  um  salto rumo  ao  futuro.  Todo  o  conhecimento  que  eles  reúnem  estará  assim  mais  acessível  às pessoas,  contribuindo  assim para  o  desenvolvimento  do  nosso  estado“, ressalta  a secretária de  Estado  de  Cultura  e  Economia  Criativa,  Danielle Barros.

Serão realizados durante o ciclo do programa: 21 mentorias técnicas com profissionais especialistas no campo da preservação, educação e acessibilidades; 6 cursos a distância, em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos temáticos e fóruns de discussão; 8 workshops on-line, em formato de vídeo-aulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas em inglês; vivências compartilhadas e acesso a conteúdos exclusivos nas temáticas do programa e que estarão disponíveis via plataforma digital e em algumas ações presenciais de forma inteiramente gratuita.

O Estado do Rio possui 340 museus em seu território de diferentes tipologias e administrações, segundo dados do Cadastro Fluminense de Museus (CFM). Eles compreendem as áreas de educação, preservação e acessibilidade, temáticas alinhadas com a proposta do programa HUB+. No entanto, o conteúdo está disponível a museus do Brasil inteiro e para o público em geral.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto vai qualificar museus fluminenses para o pós-pandemia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Projeto vai qualificar museus fluminenses para o pós-pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui