Projeto valoriza memória e história dos bairros cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação, Câmara dos Vereadores

De autoria do vereador Eliseu Kessler (PSD), o Projeto de Lei nº 1.285/2019 cria o “Rio Memórias e Histórias dos Bairros”. A medida tem como finalidade contribuir para a reconstrução da memória, história e nova historiografia dos bairros da cidade do Rio de Janeiro.

“A participação dos conselhos municipais, universidades, associações e instituições civis é fundamental para contrapor as diferentes versões da história do bairro, a partir das memórias dos moradores”, diz Kessler.

O parlamentar acredita que o projeto vai resgatar a história dos bairros e recuperar a biografia da cidade com o levantamento dos dados, por meio da participação da população, do Poder Executivo e das Secretarias de Cultura e Educação.

“A proposta contribui para a reconstrução da memória e a elaboração da historiografia dos bairros da cidade do Rio de Janeiro”, defende o parlamentar. Em sua justificativa, Eliseu cita uma frase do escritor Eduardo Fernandes da Paz que diz: “Abandonar as verdadeiras histórias e memórias é esconder as origens”.

Advertisement

A ideia é identificar na construção das histórias dos bairros um potencial transformador das realidades sociais e individuais.

“Vamos valorizar, ao mesmo tempo, os sujeitos e suas biografias e recordações, como forma de construirmos a histórias dos bairros com os moradores, ora sendo entrevistados, ora entrevistadores”, finaliza.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto valoriza memória e história dos bairros cariocas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. TEM MEU TOTAL APOIO. INICIATIVA LOUVÁVEL EM PROTEÇÃO AOS NOSSOS IMÓVEIS HISTÓRICOS DA NOSSA CIDADE BEM COMO DA PRESERVAÇÃO E SUAS HISTORIAS. PORQUE O IPHAN QUE É PAGO PARA ISSO E COM NOSSO DINHEIRO E SUOR ESTÁ SE LIXANDO. SOU CARIOCA HÁ 71 ANOS. HÁ MOMENTOS QUE SINTO VERGONHA POR ME ACHAR CONSTANTEMENTE ENVERGONHADO PELOS GOVERNANTES SE É QUE ASSIM DEVERIAM SER CHAMADOS.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui