Projeto “Volta por cima” marca Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua

Secretaria lembra data com atividades lúdicas e conscientização, além de mais de 600 mil atendimentos à população vulnerável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio

Eu quero, eu posso, eu consigo!”. Com essas falas os acolhidos da unidade de reinserção social Haroldo Costa, na Taquara, marcaram a celebração do 19/8, Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua. A data foi lembrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio com uma série de atividades lúdicas e motivacionais em vários pontos da cidade, e o lançamento do projeto “Volta por cima”, em que pessoas que já passaram por situação de vulnerabilidade contam suas experiências para acolhidos, a fim de incentivar a recuperação de suas potencialidades.

A Assistência Social chega a agosto, mês da luta pela dignidade da população em situação de rua, somando 624.847 atendimentos às populações vulneráveis, entre 1º de janeiro e 17 de agosto. Foram 553.183 atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que promovem a garantia de direitos como a inscrição no CadÚnico (cadastro de programas sociais do governo federal), e 71.664 voltados para a população em situação de rua, com a realização de 6.029 acolhimentos em unidades de reinserção social.

O Haroldo Costa é um espaço para população em situação de rua, mas vocês só vão deixar essa condição quando entenderem como é importante que vocês se superem. O exemplo disso são esses quatro aqui que vão, a partir de agora, passar em todos os nossos espaços, todos os nossos abrigos, para incentivar aqueles que, hoje, vivem histórias que eles viveram, a transformar suas vidas. Ninguém deve morar na rua, dormir em calçadas, comer no chão, isso é completamente indigno. A Assistência Social tem que apoiar esses caminhos de mudança”, afirmou a secretária, Laura Carneiro.

Passar por essa vulnerabilidade faz a gente perder a honra, a dignidade e o respeito. Mas um olhar verdadeiro a nosso favor pode levar a uma grande mudança de vida, e as portas começam a se abrir”, conta o ex-morador em situação de rua Nelson Rosa, 50 anos, acolhido de uma cracolândia pela equipe da Assistência e hoje funcionário do Centro Pop José Saramago, onde ajuda a receber e atender usuários de drogas, como ele já foi um dia. “O que eu peço é que todos possamos dar a volta por cima. Vou dar todo o meu sangue para ajudar vocês”, disse, aos acolhidos do espaço Haroldo Costa.

Advertisement

Também integram o projeto Léo Motta, assessor da Coordenação Técnica de Programas para a População de Rua que também já esteve na mesma situação de Nelson; Valéria Elias, assistente social do Abrigo de Paciência que começou a vida como faxineira, e Eliana Venceslau, pedagoga da rede da Assistência que já dependeu do Bolsa Família para criar os dois filhos. No Haroldo Costa, além de contarem suas histórias e trocarem experiências de vida, eles participaram de várias atividades motivacionais.

Ao longo do dia equipes das 10 Coordenadorias de Assistência Social da cidade estiveram nas praças e locais de circulação para oferecer serviços socioassistenciais e conscientizar sobre o trabalho realizado com a população vulnerável. Houve de corte de cabelo a orientação jurídica, com apresentação de capoeira e conjuntos musicais e contação de histórias.

Na Praça Serzedelo Correa, em Copacabana, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Maria Lina realizou uma pesquisa com a população em situação de rua em que perguntava qual era o direito é considerado o mais importante. Os mais votados, até agora, são direito ao trabalho, à assistência social e à cidade e moradia, nessa ordem. A pesquisa teve início na segunda-feira e vai até o final da semana.

Na Praça Mauá, o Creas Simone de Beauvoir, o Centro Pop Bárbara Calazans e parceiros como a Fundação São Martinho e o Circo Crescer e Viver promoveram contação de histórias com a presença do ator Hélio de la Peña e de Léo Motta, e apresentações do projeto de capoeira Casa de Bamba, de Mestre Jagunço, e de artes circenses, hip hop, além de varal solidário e distribuição de kit higiene.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto “Volta por cima” marca Dia Nacional de Luta pela População em Situação de Rua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui