A orla da praia de Copacabana com menos carros e mais pessoas. A ideia, apresentada pelo conselheiro Marcus Correia, que faz parte do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, em uma reunião do próprio Conselho, é acabar com pelo menos duas pistas utilizadas por carros na Avenida Atlântica. Marcus argumenta que isso ajudaria no turismo, pois facilitaria a circulação de pedestres.

“É uma situação complexa, que exige análise. Acredito que poderia sobrecarregar a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que já tem o corredor de ônibus, os taxis. Além da Barata Ribeiro, que tem uma condição parecida. Vejo com preocupação. É algo que tem que ser bem discutido. Não é tão simples. Essa extinção sobrecarregaria vias que já estão sobrecarregadas, não é como mudar os móveis de casa”, afirma Horácio Magalhães, presidente da Associação Amigos de Copacabana.

O conselheiro acredita, ainda, que com o aumento do uso do metrô no bairro, a ideia poderia funcionar. Ele advoga, ainda, pela criação de uma espécie de parque à beira mar, deixando as duas pistas remanescentes na orla apenas para uso de moradores e para locomoções que sejam de fato essenciais.

Sobre esse ponto específico, Horácio Magalhães destaca que: “O bairro de Copacabana já é muito bem servido de transporte público. Nós temos 3 estações e meia de metrô, muitas linhas de ônibus. Já se usa muito transporte coletivo em Copacabana. É preciso entender que existem pessoas que não conseguem se livrar tão simplesmente dos carros. Profissionais liberais, por exemplo, que precisam se deslocar muito pela cidade ao longo do dia. É complicado para essas pessoas depender apenas de ônibus, metrô“.

10 COMENTÁRIOS

  1. Precisamos das faixas da Atlântica. A mobilidade urbana está lotada e destruída. É bonito falar em acabar com faixas. Mas aqui não é a Europa. Quer ajudar os turistas. Limpem a cidade, Ajudem a população de rua. Consertem calçadas, praças organizem os camelôs e o comércio. Criem locais para carga e descarga em todo bairro . E aí podemos começar a pensar.

  2. Que idéia idiota, a nossa senhora de Copacabana tem duas pistas pra ônibus, uma onde sempre tem carros parados pra descarregar, embarques e desembarques sobrando apenas uma faixa de circulação, a opção de escape é Av. Atlântica e esse gênio quer reduzir pela metade e transformar o trânsito num caos!!!

  3. O cara que mete uma dessa já vi que nunca andou de carro por Copacabana, 9 trânsito já dá um nó todo santo dia pelo excesso de veículos, isso nos moldes atuais, imagina se diminuir as faixas de rolamento?! Além disso me impressiona o cara ter tempo de bolar uma obra de arte dessas, realmente não temos nenhum problema mais urgente pra ser tratado… Pelamor!!!

  4. Taí, gostei da idéia, carro é carro, gente é gente, automóvel e ônibus, ñ é transporte de massa, carro é pra estrada, o resto é mobilidade urbana inteligente.

  5. Já é difícil e congestionado o trânsito atualmente, lamentável essa péssima ideia, no minimo é de um morador não querendo dividir espaços

  6. É mais uma forma de excluir as pessoas de outras localidades, pois o metro não vai ampliar nada! Ônibus idem! Lamentável, aqui aonde moro Vista Alegre é impossível de andar pelas ruas, carros, comercio invadindo as calçadas, moradores fechando ruas sem autorização, pessoas tomando conta de carros que mais se parecem delinquentes estamos fadados a todo tipo de sorte, sabe o que a prefeitura faz? NADA!

  7. Sugiro que este gênio do urbanismo se preocupe com cidades da baixada e dos subúrbios da Leopoldina. Lá também tem moradores querendo área de lazer.

  8. Ideia de quem nada tem a fazer e não quer pensar. Copacabana é um bairro usado por todos do Rio e não é só para moradores. Os camelôs que vendem roubo vão adorar. Só para moradores? O que este gênio sugere para caminhões, ônibus e moradores que não querem usar este péssimo transporte do Rio e tem direito de usar os carros?

  9. SERIA INTERESSANTE SE ESSA DIMINUIÇÃO FOSSE COM RELAÇÃO AOS MORADORES DE RUA.
    ISTO AQUI ESTÁ UMA VERGONHA E TURISTA NENHUM SE SENTE CONFORTÁVEL EM VER TANTOS MENDIGOS E SUJEIRA AO REDOR DELES. ISSO SIM.
    COPACABANA JA FOI UM BAIRRO LINDO, AGORA SÓ VEMOS CRACUDOS, MENDIGOS, MORADORES DE RUA E CAMELOS. LAMENTÁVEL!!!!!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui