Prorrogação do prazo de autovistorias técnicas nas edificações, de janeiro para junho de 2014

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para atender a condomínios e proprietários de apartamentos que estão com dificuldades de se adequar ao prazo determinado pela Lei Complementar Municipal nº 126, de 26/03/13, que instituiu “a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações existentes no Município do Rio de Janeiro” e pela Lei Estadual nº 6.400, de 5/03/13, que determinou “a realização periódica por autovistoria” a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo Poder Público, nos prédios públicos, no Estado do Rio de Janeiro, solicitei à prefeitura, por intermédio da Casa Civil, a prorrogação da data limite de 01 de janeiro de 2014 para, no mínimo, 30 de junho de 2014 para  o cumprimento das obrigações nelas previstas.

Na justificativa da solicitação, expliquei que o prazo exíguo para a realização das vistorias e autovistorias da totalidade das edificações, custeadas pelos respectivos condomínios, tem dado origem à supervalorização desses serviços, em detrimento de todos os proprietários de apartamentos, inclusive nos bairros onde reside população de menor poder aquisitivo. Em muitos casos, o custeio da autovistoria depende da realização de assembleia geral dos condôminos, através da criação de cotas extras destinadas à remuneração dos serviços de engenheiros, arquitetos ou empresas contratadas.

Todas as edificações do Rio de Janeiro têm que passar por vistoria e autovistoria. Além de inflacionar o valor desses serviços, em função do aumento repentino da demanda, em muitos casos, é necessária a realização de assembleias gerais para aprovação de cotas extras, o que gera muitos transtornos para os condôminos e condomínios. A ampliação do prazo limite em, no mínimo cinco meses, irá minimizar esses problemas.

Advertisement

A Lei Complementar Municipal nº 126, de 26/03/13, instituiu “a obrigatoriedade de realização de vistorias técnicas nas edificações existentes no Município do Rio de Janeiro”. Por sua vez, a Lei Estadual nº 6.400, de 5/03/13, determinou “a realização periódica por autovistoria a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo Poder Público, nos prédios públicos, incluindo fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas bem como todas as suas instalações” e criou “laudo técnico de vistoria predial (LTVP) no Estado do Rio de Janeiro”.

O Decreto Municipal nº 37.426, de 11/07/2013, estabeleceu normas regulamentares sobre essa matéria, prescrevendo, no seu art. 9º, “a data limite de 01 de janeiro de 2014 para cumprimento das obrigações” nele previstas, ou seja, a realização de autovistoria e elaboração de laudo técnico, acompanhado de anotação de Responsabilidade Técnica, por engenheiro ou arquiteto ou empresa legalmente habilitados no CREA/RJ ou CAU/RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prorrogação do prazo de autovistorias técnicas nas edificações, de janeiro para junho de 2014
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui