Proteção Animal do RJ flagra lojas vendendo coleiras de choque para cães

As coleiras estavam sendo comercializadas em três lojas no INFO CENTRO na Carioca. Marcelo Queiroz e Polícia Civil participaram da ação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após receber a denúncia através do Deputado Federal Marcus Vinicius (PSDB/MG) de que duas lojas no Centro e algumas lojas na Rocinha, estavam vendendo as coleiras de choque, o Secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas públicas em defesa dos animais, participou na tarde desta terça-feira de uma operação com policiais civis, da delegacia, onde a denúncia foi constatada.

As coleiras estavam sendo comercializadas em três lojas no INFO CENTRO na Carioca. Eram de modelos chinês, sem nenhum selo do Inmetro ou qualquer tipo de selo de segurança, de acordo com a polícia.

A polícia encontrou o produto vendido ilegalmente, exposto nas prateleiras das duas lojas, que pertencem ao mesmo dono. Pelo menos 30 caixas das coleiras foram apreendidas o responsável e o filho foram encaminhados para a delegacia da Rocinha.

A operação foi comandada pela delegada Flávia Barros. “Lutaremos sempre pela dignidade dos animais. A Polícia Civil em defesa dos animais,” disse a delegada.

Advertisement

Para o secretário Marcelo Queiroz, o uso dessas coleiras é considerado crime, pois maltrata cruelmente os animais como uma forma de impedir o latido dos cachorros.

Assim que recebemos a denúncia da venda das coleiras contatamos a polícia civil para nos acompanhar nessa ação. A Assembleia Legislativa do RJ também esteve presente na ação, através do deputado, Marcus Vinicius. Fizemos o recolhimento das coleiras e o estabelecimento será multado de acordo com a lei,” afirmou o secretário.

É inacreditável que alguns estabelecimentos ainda tenham a audácia de vender a coleira eletrônica. Ao impedir esse comércio ilegal, estamos evitando a prática de extrema crueldade com o animal,” ressaltou o deputado.

Proibida coleira de choque em cães no estado do RJ

A venda ou uso dessas coleiras foi proibida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 8 de março deste ano, por meio da Lei N° 9.197/2021. A proibição aplica-se tanto nas vendas em lojas físicas, como em lojas virtuais.

Considera-se coleira de choque (ou coleira eletrônica ou coleira de eletricidade estática) aquela usada em cães e que emite descarga elétrica por controle remoto ou automaticamente quando o cão ladra, com a finalidade de controlar seu comportamento através de seu dono ou por adestradores.

Em caso de descumprimento, o infrator estará sujeito a multa de 200 UFIR-RJ, por infração. Em 2021 a UFIR-RJ equivale a R$ 3,7053, sendo assim a multa será de R$ 741,06 por infração.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Proteção Animal do RJ flagra lojas vendendo coleiras de choque para cães
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui