Protesto da Roleta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Do Movimento Meu Rio

Protesto da RoletaLogo no primeiro dia de trabalho do ano os cariocas foram surpreendidos com o aumento de 10% da tarifa dos ônibus municipais. Quem foi trabalhar com os R$ 2,50 contados ficou com cara de bobo ao ver que a passagem havia aumentado para R$2,75. O novo valor da tarifa até hoje não foi justificado pela Prefeitura ou pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Cansada de esperar pela liberação de documentos que justificam a nova tarifa, a sociedade se organizou em um abaixo-assinado on-line no site do movimento Meu Rio, que será entregue amanhã no gabinete do Secretário de Transportes Alexandre Sansão, durante um protesto pacífico na porta da SMTR.

A data é simbólica pois a partir do dia 1º de fevereiro a nova tarifa começa a valer também para os cariocas que usam vale transporte. E para lembrar a todos os cariocas, inclusive os que trabalham na SMTR e usam vale-transporte, de que o Secretário ainda deve explicações, os membros do Meu Rio formarão uma parede humana na porta da SMTR, deixando o caminho livre apenas através de uma roleta de ônibus, instalada na calçada pelos organizadores. A ideia é parar  os funcionários da Secretaria e entregar a cada um deles um requerimento de liberação dos documentos que justificam a nova tarifa dos ônibus.

Advertisement

Além da entrega da petição com mais de 3.700 assinaturas, o movimento Meu Rio também vai ensinar os pedestres a fazerem o requerimento formal dos documentos na hora, na própria SMTR, de forma que o assunto ganhe prioridade dentro do órgão e seja resolvido o mais rápido possível. O protesto já conta com dezenas de participantes e tem até página nas redes sociais.

O Meu Rio convida a todos os cariocas que desejam participar da manifestação a enviarem um email para daniela@meurio.org.br.

O protesto está marcado para as 12h00 na SMTR: Rua Dona Mariana, nº48.

Confira os documentos exigidos pelo Meu Rio:

  • Edital de Licitação para o serviço de ônibus
  • Proposta Técnica das empresas participantes
  • Proposta Comercial das empresas participantes
  • Contratos com concessionárias selecionadas
  • Prestação de contas mensal de todas as concessionárias selecionadas
  • Índices da FGV usados para o cálculo da tarifa
  • Balanço Social Anual de todas as concessionárias selecionadas
  • Parecer da Prefeitura atestando a boa qualidade de serviço prestado pelas concessionárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Protesto da Roleta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui