Protestos no Rio: Legitimidade, resultados e perspectivas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Manifestações no RioCreio que as manifestações que ocorrem no Rio de Janeiro refletem uma legítima indignação da população com relação aos serviços públicos de baixa qualidade, aos altos impostos, à volta da inflação, ao transporte público precário, à falta de ética na política, às tentativas de enfraquecer as instituições de fiscalização, entre outras demandas.

Sendo assim, me parece justo que as pessoas ocupem as ruas e demonstrem seu descontentamento de forma democrática e tolerante.

Da mesma forma, deve-se repudiar tanto as atitudes de vandalismo como as reações policiais exageradas, não apenas pela lógica de ser contra a violência em uma cidade de cotidiano tão violento como Rio, mas também porque os confrontos em nada auxiliam o fortalecimento de nossas instituições e o aprofundamento de nossa cidadania participativa.

Advertisement

Portanto, torçamos para que os próximos protestos tragam, sem confrontos violentos, mais conscientização política, mais civismo e um maior debate público sobre os problemas do país, do estado e da cidade, o que pode e deve ser o grande legado deste momento de insatisfação dos cariocas.

Quanto às perspectivas para os próximos dias, é difícil realizar qualquer previsão concreta, afinal, uma mobilização horizontal que surgiu e cresceu de forma relativamente rápida pode avançar ou esmorecer dependendo dos novos fatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Protestos no Rio: Legitimidade, resultados e perspectivas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui