Gatos estão sem água e comida. Foto: Reprodução do Facebook,

Esses gatos não são nossos, pare de alimentá-los que eles vão embora“. Essa frase foi dita para uma protetora que queria alimentar e castrar felinos que estão na fábrica da loja Taco, na zona norte do Rio. Pelo visto a loja desconhece as leis que protegem os pets comunitários, animais que estabeleceram com membros da população local onde vivem vínculos de afeto, dependência e manutenção. Uma delas é a lei estadual nº 6464 de 06 de junho de 2016, que altera a medida nº 4.808, de 4 de julho de 2006. (Confira no final da matéria a nota enviada pela empresa).

Segundo postagem nas redes sociais do resgatista Tony Resgate de Animais a situação é extremamente grave, “A Taco está impedindo a alimentação dos gatos. Pior, fechou o acesso dos gatos de forma que eles não recebam alimentação. De forma que fiquem presos sem comida e sem água. Indo contra a Lei municipal nº 6.435/18, Art 28-A. A protetora que os alimenta entrou em contato pedindo ajuda a Taco para castrar os gatos e eles disseram que os gatos não são deles e que se ela parar de alimentar eles vão embora. Ainda mandaram o advogado da empresa entrar em contato com a protetora… Tipo uma intimidação“.

O caso teve grande repercussão negativa nas redes sociais. Deixar um animal passar fome e sede é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020. E Tony acrescenta: “Só que a protetora tem uma causa por trás dela e a lei amparando. Vamos ser sinceros: uma empresa que não respeita os animais. Não merece ter clientes em um país, que segundo o IBGE, em 7 de cada 10 lares tem algum animal de estimação. As leis de proteção dos animais são conquistas da causa. Não podemos deixá-las cair em desuso. Precisamos cobrar“.

Denúncia do resgatista Tony. Foto: Reprodução do Facebook

Infelizmente a cidade do Rio tem muitas colônias de gatos, pois eles procriam muito mais rápido do que os cachorros. É extremamente importante a conscientização sobre a castração dos felinos. A prefeitura tem uma campanha de castração de cães e gatos gratuita em postos municipais e no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, localizado na Mangueira, para informações sobre agendamento, acesse o site da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais: https://www.rio.rj.gov.br/web/smpda ou se inscreva em http://saa.rio.rj.gov.br/AgendaPublico/Agendar.

A empresa nos respondeu em nota. Confira:

Hoje acordamos com muitas mensagens sobre uma situação ocorrida dentro do escritório da TACO. Por isso, em respeito à todos, inclusive aos animais em questão, viemos a público esclarecer alguns pontos.

A TACO entende a importância da causa animal e não compactua com qualquer tipo de maus-tratos.

Aconteceu um grande mal entendido, que já foi resolvido. Recebemos em nossas dependências na manhã desta segunda-feira (20), o Coordenador de Resgate da Prefeitura Municipal @jackcalderini, onde ficou acordado a castração dos animais e a entrada dos protetores para alimentação dos gatos.

Recebemos também o contato da Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), por meio do Secretário @marceloqueiroz11, para que nossas lojas sejam certificadas, por meio do Governo do Estado, com o selo #PetFriendly.

Reiteramos que os gatos que migraram de uma empresa que faz fundos a nossa, jamais foram maltratados em nosso estabelecimento, e continuaremos seguindo com nossa política, sempre em defesa dos animais.

A TACO informa ainda que no dia (04/10) onde se comemora o dia Nacional dos Animais, lançará uma campanha em defesa aos animais e contra qualquer tipo de maus-tratos”.

Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.

52 COMENTÁRIOS

  1. Que decepção!!! Não me convenceu, a mudança de comportamento certamente foi preocupação com a repercussão, várias pessoas amantes de animais como eu ficam revoltadas com atitudes como essa. Já vi vídeos de lojas como C&A ,casas Bahia e Riachuelo. Onde os animais deitam no interior das lojas no verão para se abrigaram do calor. Se liga TACO.

  2. Só voltaram atrás, porque foi a publico, PARABÉNS as pessoas que se preocupam com os animais, pois eles nao tem como se defenderem das maldades dos tais que se intitulam humanos.

  3. Sr Hélio, sou mais a favor de matar os sem teto para alimentar os gatos,com certeza não será tão nutritivo, mas vai exterminar alguns vagabundos. Prefiro os animais, são mais sinceros.

  4. Sr.Helio,sou mais a favor de matar os sem teto para alimentar os gatos, não será tão nutritivo,mas vai exterminar alguns vagabundos. Prefiro os animais, são mais sinceros.

  5. Repúdio essa atitude da taco, pois é uma loja onde eu sempre gosto de comprar com essa atitude eu não serei mais clientes e q agora faça pelos gatinhos, parabéns por existir pessoas como essa protetora que vai lá e faz por esses animais que já sofrem com o abandono, passando fome e cedi, a fome dói,os animais abandonados sofrem muito

  6. Tem Taco aqui na minha cidade. Já usei muita roupa dela, principalmente Jeans, ainda uso, porém, vou repensar. Espero o desdobramento deste caso. Ela voltou atrás. Mas por quanto tempo???

  7. Que bom que isso veio a público, pois a Taco só voltou atrás por essa razão. “Os gatos jamais foram maltratados…”, e impedir a alimentação deles não é maltrato??! Me poupe! Agora serão obrigados a ajudar(o que poderia ter acontecido naturalmente, se tivessem mais consciência.!). Mas, antes tarde do que nunca.

  8. Quem tá criticando os gatos que fazem côco nos telhados, deveria pensar q a culpa é de quem abandona e não castra, eles não tem escolha para raciocinar .SÃO ANIMAIS, se fosse para pensar , nasceriam humanos.Quem merece todo castigo são os irresponsáveis q abandonam em TODO BRASIL.

  9. Taco, sempre comprei nas lojas de vocês a partir de hoje não compro mais, vocês tiveram todo tempo do mundo pra serem bem visto diante dessa situação. Os animais só vieram ao mundo pra dar amor mas tem muitos vermes chamados de humanos que não entendem isso. Que ódio.

  10. É muita covardia deixar os bichinhos morrer de fome de propósito, insensível só pensam no seu lucro….Os animais fazem parte do mundo e merecem muito mais respeito que certos seres humanos.

  11. Taco, sempre comprei nas lojas de vocês a partir de hoje não compro mais, vocês tiveram todo tempo do mundo pra serem bem visto diante dessa situação. Os animais só vieram ao mundo pra dar carinho mas tem muitos vermes chamados de humanos que não sabem disso. Que ódio.

  12. A Taco só cedeu por causa da pressão feita pelos protetores e resgatistas que sabiamente fizeram valer a lei estadual de proteção dos animais abandonados. A TACO tenta se redimir com campanha para o 4 de outubro e tentando o selo pet friendly, isto é realmente ridículo, porque na verdade se não fosse a pressão das mídias sócias a TACO teria deixados todos os animais morrerem inanição.

  13. Incrível como existem pessoas ruins, além de não fazerem nada para minimizar o sofrimento dos animais ainda criticam quem quer fazer, resumindo não gostam de gente também. Cuidado a Terra dá muitas voltas.

  14. Gente podre, sem coração, merecem ir pra cadeia!!!
    O ser humano acha mesmo que ele é o único ser na face da terra? É isso mesmo?
    Tem mais e que boicotar essa fábrica e mais, multar com valor bem alto, pra eles aprenderem a respeitar os animais.
    Sou protetora e posso afirmar que gente nojenta que aparece pra atrapalhar é o que mais tem, não sei porque não vão fazer algo de útil ao invés de aporrinhar os outros.

  15. É lamentável saber que o ser humano cada vez mais tem sido cruéis e os animais tem se.moatrado mais racionais que o homem. Sou protetora e me coloco no lugar dessa pobre mulher, é triste a pessoa que ama de verdade os animais e de repente se encontra nessa situação, infelizmente isso acontece cotidianamente. Pessoas pra criticar sempre tem, mas pra ajudar….
    Gente podre, por isso o país está desse jeito….

  16. Bom saber. Sempre comprei roupas na Taco, agora não comprarei mais. Só voltaram atrás pq ficou feio p eles e pq existem leis que protegem os animais.
    A mesma coisa vale para o Carrefour, não compro mais nada desde o assassinato da cadela Manchinha.

  17. Boa tarde, eu acho lindo o trabalho que os protetores de animais fazem…a sua sensibilidade por esses seres, que assim como nós seres humanos sentem forme, sede, frio , dor e só transmitem amor …mas que são vistos e tratados por muitos como objetos e lixos …quando na verdade deveriam se cuidados e tratados com respeito …pq no inicio do mundo Deus criou Adão e deu a ele a função de cuidar do jardim e de todos animais que ali viviam, por esse mutivo acredito que nós seres humanos temos o dever e obrigação de continuar esse trabalho , pois um dia Deus irá nos cobrar por isso …por isso acho lindo quem cuida dos animais e do meio ambiente …eu tbm venho fazendo a minha parte de acordo com as minhas condições e por mim faria muito mais …e os protetores de animais tbm acredito que fazem oq estáde acordo com suas condiçõese e que gostariam de levar e proteger todos os animais , mas infelismente lhes faltam condicoes finaceiras …pois os animais necessitam de alimentação e outros cuidados que muitas vezes nao tem com os protetores darem a eles ….

  18. Deve ser um inferno essa vizinhança. As pessoas se livram dos gatos e deixam eles na região… Em breve haverão uns 500 gatos. Ninguém merece coco e urina de gato nos telhados.

  19. Que comentário absurdo da Sra Cristina , nunca deve ter cuidado de animais sem teto , e nao conhece as dificuldades. Já tive 17 gatos recolhidos da rua dentro de minha casa , cuidei de todos , mas temos limites . Absurdo tb esse papo da TACO. Voltou atraz por receio. Perdeu pontos TACO , TEVE OPORTUNIDADE DE ALAVANCAR O NOME DA EMPRESA , e nao aproveitou.

  20. Não dá pra levar pra casa todo animal abandonado, mas sempre se pode fazer algo pra ajudá -los. Água, comida, carinho é o mínimo. Já levei animais de rua pra vacinar, pra castrar, já dei banho, já socorri gambá atropelado e etc…. Tenho animais resgatados em casa, mas não dá pra trazer todos. Então não se trata só de adotar, trata-se de tentar minimizar o sofrimento deles. Se não puder ou não quiser fazer nada; não faça! Mas não critique quem faz.

  21. Aqui, em minha vizinhança temos esse problema: os gatos não se restringem ao local que a ” protetora ” escolhe e saem fazendo suas necessidades em qualquer lugar. Por exemplo: nos telhados alheios!?

  22. Li um comentário no qual a pessoa sugere que a protetora leve os gatos para casa, seria uma pessoa má, mal informada ou maliciosa? Não tem noção da dedicação e o trabalho de uma protetora , os gastos , etc…o importante é que houve um acordo de ambos e os felinos ficaram bem.

  23. Bom-dia Isso é um absurdo,deixa as pessoas dar. Cuidar dos animais abandonados,eu dou ração e água para uns gatinhos que fica ali nos calpões das escolas de samba da vila Olímpia no Santo Cristo,eles precisam de ajuda,são muitos animais abandonados,Com essa denuncia,taco nunca mais,e vou comentar com algum amigo

    • Arrecada pra ela por mês uns 200 reais por animal, que provavelmente ela consegue levar para um lar temporário. Esse é +/- o custo para manter um animal em LT. Provavelmente ela até já tenha uma quantidade enorme de animais em casa e já tem um custo muito alto mantendo esses bichinhos. É fácil criticar a atitude de uma pessoa,mas ninguém aparece para ajudar. São poucas pessoas ajudando e milhares de animais sofrendo nas ruas.

    • Oi cristina, boa noite. Muitas vezes as protetoras de protetores já tem seus próprios animais em casa, tem alguém com alergia ou até cães que não se adaptam a um novo membro, mas mesmo não podendo acolher todos os gatos de uma colônia (geralmente mais de 10 gatos), eles ainda sim se comovem com a causa, criando campanhas de adoção, procurando lares temporários para castração e tratamentos de diversas doenças ou até mesmo para não deixá-losa mercê da própria sorte. É um trabalho muito lindo que tem que ser valorizado, cada um tem seus motivos para não levar todos os gatos pra dentro de casa, mas mesmo que seja só uma comida, água e um pouco de carinho já faz a diferença na vida dos gatinhos.

    • Talvez se você é mais pessoas ajudassem, não houvesse tantos gatos e cachorros nas ruas para os protetores cuidarem. Tenha mais empatia e consciência!

  24. A empresa corrigiu seu erro, voltou atras, recebeu as autoridades da prefeitura e prometeu campanha a favor dos pets em 04/10. Isso é importante. Entao nao vejo necessidade de boicote ás lojas.

  25. Não entendi a matéria, os gatos estão na calçada o q q impede da cuidadora os alimentar? e não vi nenhuma diferença nos portões q impeça os gatos de entrarem e sairem da empresa?. Estou falando pq conheço o local por frequentar feirinhas em dezembro e presenciei que os gatos são bem cuidados por todos q ali frequentam. Achei essa matéria tendenciosa, até pq um jornal sério tem q ouvir os dois lados da história. Acho legal vocês publicarem a versão da empresa p realmente formarmos uma opinião.

  26. Se os responsáveis por esta empresa não tomam nenhuma iniciativa em ajudar os animais,pelo menos deixem os animais serem ajudados!!!
    Empresa esta, que deveria dar o exemplo e colaborar para a causa animal!!

  27. Se prefeitos e políticos (especialmente os cariocas) são corruptos, fazem o q.querem e desfilam por aí e não dá em nada, o que vocês acham q acontecerá?

    Facçoes brasilerias: STF, PCC, ADA, CV, TC, PT, PMDB (vide Paes/Kbral), PSDB.

    Só estúpudo não percebe.

  28. Um boicote a esta empresa seria interessante para talvez aprenderem a respeitar e colaborar com a causa animal. A partir de hoje TACO nunca mais!

  29. Pessoas ruins obrigando pessoas boas a serem ruins, o que é isso? O BEM tem q prevalecer!!! Cada grão d areia faz a diferença. Vamos ajudar quem não teve escolha, quem não pode pegar um livro, uma enxada e tentar sobreviver. Que Deus e os bons anjos os ajudem!!!

  30. Pessoas ruins obrigando pessoas boas a serem ruins, o que é isso? O BEM tem q prevalecer!!! Cada grão d areia faz a diferença. Vamos ajudar quem não teve escolha, quem não pode pegar um livro, uma enxada e tentar sobreviver. Que Deus e os bons anjos os ajudem ?

  31. Pessoas ruins obrigando pessoas boas a serem ruins, o que é isso? O BEM tem q prevalecer!!! Cada grão d areia faz a diferença. Vamos ajudar quem não teve escolha, quem não pode pegar um livro, uma enxada e tentar sobreviver. Que Deus e os bons anjos os ajudem ?

  32. Senhores, o que significa isso?…

    https://diariodorio.com/protetora-e-proibida-de-alimentar-gatos-comunitarios-em-fabrica-na-zona-norte-do-rio/

    Que atitude deplorável e criminosa é essa?… Comecem a rever a respeito desse bestial conceito ou fecharão as portas. Duvidam?…
    Eu por exemplo, que sou ou melhor, ERA um cliente fiel, caso ignorem esse fato, além de sofrer as penalidades cabíveis, lutarão contra forças energéticas (realmente ocultas) e nada poderá detê-las. Eu não ousaria experimentar.

    Lembrem-se que, assim como eu, muitos outros, deixarão de prestigiar a tradicional marca TACO, que sempre foi símbolo de qualidade e preço. Pensem nisso… Ainda está em tempo.

    Att;
    THEO G FOX
    ator e Jornalista

    • Repúdio essa atitude da taco, pois é uma loja onde eu sempre gosto de comprar com essa atitude eu não serei mais clientes e q agora faça pelos gatinhos, parabéns por existir pessoas como essa protetora que vai lá e faz por esses animais que já sofrem com o abandono, passando fome e cedi, a fome dói,os animais abandonados sofrem muito

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui