A PUC-Rio promove nesta quinta-feira (3) o 1º Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade, no campus da universidade na Gávea, com uma série de experiências interativas e educativas que visam debater a sustentabilidade de maneira lúdica e imersiva. O evento é gratuito e aberto ao público, combinando ciência, tecnologia e arte para discutir questões ambientais urgentes e propor soluções para um futuro sustentável.
Entre as atividades programadas, os participantes poderão reciclar embalagens em uma máquina interativa do Instituto Federal do Espírito Santo (IFeS), que mostra, em tempo real, o impacto positivo da reciclagem em termos de economia de luz, água e redução de CO2. Outra atração será a Árvore da Vida, onde os visitantes poderão refletir sobre seu papel na preservação ambiental e deixar suas mensagens de compromisso com a sustentabilidade.
“O evento é uma oportunidade única para o público se aproximar de temas de fronteira relacionados à sustentabilidade, através de atividades interativas que mostram como podemos transformar o mundo de forma sustentável,” explica Agnieszka Latawiec, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio.
Realidade virtual e batalha de rimas
Um dos destaques do evento será uma imersão em realidade virtual promovida pelos Médicos Sem Fronteiras, que transportará os participantes para campos de refugiados e zonas de conflito, reforçando a urgência de ações sustentáveis ao mostrar as consequências humanitárias das mudanças climáticas.
Para encerrar o simpósio, uma Batalha de Rimas – Ritmos da Mudança reunirá MCs que improvisarão versos sobre temas ligados à sustentabilidade e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O público presente elegerá o campeão da batalha, que busca unir arte e conscientização ambiental de forma criativa.
Palestras e masterclass
Além das atividades interativas, o simpósio contará com painéis e debates sobre inovações tecnológicas, políticas públicas e soluções sustentáveis. Entre os palestrantes confirmados estão:
- Bernardo Strassburg (re.green), especialista em restauração ecológica;
- Juliano Calil (Virtual Planet), que usa realidade virtual para promover causas ambientais;
- Simone Pennafirme (O20, G20), coordenadora de engajamento sobre temas oceânicos;
- Thiago Martins (Rede Globo), diretor de operações ambientais.
O evento também terá a “Masterclass de Futuros”, conduzida por especialistas que discutirão cenários estratégicos para um futuro sustentável, além do lançamento de um projeto para promover o desenvolvimento sustentável na Lagoa Rodrigo de Freitas, envolvendo alunos da PUC-Rio e comunidades locais.
Serviço:
- Evento: 1º Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade
- Data: Quinta-feira, 3 de outubro
- Local: Campus da PUC-Rio, Gávea, Rio de Janeiro
- Inscrições: Gratuitas