Os resultados de 2025 devem, assim como nos últimos anos, seguir uma conexão com os campeonatos anteriores e colocar nas primeiras posições as escolas que têm maior poderio financeiro e que vêm se destacando nessa década.
A Acadêmicos do Grande Rio parece ser a favorita para esse carnaval e teve ótimos resultados nos últimos campeonatos. Levou o título em 2022, esteve nas campeãs em 2023, foi terceira colocada em 2024 e teve um vice em 2020. Em 2021, não houve desfiles devido à pandemia.
O favoritismo da Grande Rio é ameaçado, especialmente, pela atual vice-campeã, Imperatriz Leopoldinense, além da atual campeã Unidos do Viradouro. Essas 3 escolas fizeram desfiles com boa técnica, alegorias impactantes e animação.
Correm por fora a energia, o simbolismo e a força da comunidade da Beija-Flor e do Salgueiro que também fizeram ótimos desfiles.
Vale ressaltar que mais uma vez temos as escolas de fora da cidade do Rio de Janeiro com destaque, o que provavelmente tem relação com o fato de receberem aportes financeiros de seus municípios, que servem como adicionais aos que a cidade do Rio concede a todas as escolas.
Um fenômeno comum no Carnaval Carioca também deve se repetir: a queda da escola que acabou de subir, com o rebaixamento da Unidos de Padre Miguel, que só se salvará se os jurados punirem com rigor os problemas da Paraíso do Tuiuti.
Na Série Ouro, também há algo que está se tornando uma tradição: escolas que já desfilaram no Especial disputando o acesso, com Estácio de Sá e Porto da Pedra se destacando. A rica União de Maricá corre por fora. E aqui também teremos escolas de fora da capital nas primeiras posições.
Estes são os nossos palpites:
Provável campeã: Grande Rio
Disputando o título: Viradouro, Imperatriz, Beija-Flor e Salgueiro
Podem estar entre as 6 primeiras: Portela, Mocidade e Vila Isabel.
Rebaixada para a Série Ouro: Unidos de Padre Miguel ou Paraíso do Tuiuti
Disputando a vaga no Grupo Especial em 2026: Estácio de Sá, Porto da Pedra e União de Maricá