Os 10 pratos típicos do Rio de Janeiro

Quando se pensa em Bahia vem a mente o Vatapá, se é o Rio Grande do Sul o churrasco ou o chimarrão. Quando uma amiga baiana disse que o Rio de Janeiro não tem tradições tentei responder quais o pratos típico dos cariocas.  Sempre respondo que o Rio não precisa de ter pratos típicos, pois é a cidade símbolo do Brasil e por isso reúne todas as tradições do país.

Mas para poder responder de outra forma resolvi procurar na internet, algo além da Feijoada , como prato típico do Rio. Além do biscoito Globo e Mate (um lanche) e do Filé a Oswaldo Aranha, não há nada que realmente possamos dizer ser da culinária típica carioca, mas tem vários pratos que o carioca assumiu como da cidade.

1. Biscoito Globo e Mate

Globo e Mate por S1mone

Não é realmente um prato mas é o lanche da cidade, ir à praia do Rio e nunca ter tomado um Globo com Mate é não conhecer o carioca em sua essência. Virou até patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

2. Feijoada carioca (com feijão preto)

Feijoada Carioca por Lowfill Tarmak

Pode ter no Brasil todo mas no Rio tem um sabor especial

3. Bife com batata frita

Bife com Fritas por Hugo Freitas

Tem no mundo todo mas só no Rio é obrigatório comer uma vez por semana!

4. Picadinho

Picadinho de carne de boi com legumes.

Quem pede quentinha sabe que Picadinho tem toda a semana. A sequência da quentinha durante a semana é esta: Filé. filé acebolado, picadinho, estrogonofe. Coincidência????

5. Filé a Oswaldo Aranha

Filé a Oswaldo Aranha

Esse nasceu de verdade no Rio de Janeiro,  feito para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha (1894-1960), foi criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa.

6. Galinhada com quiabo

Galinhada com quiabo

Mineiro mas obrigatório na mesa do carioca

7. Rabanada

Rabanada

Para mim só no Natal!

8. Caldo verde

Caldo Verde por Renée S. Suen

Pode ser português mas há vários lugares aqui no Rio que servem, é só fazer um friozinho que todos procuramos essa sopinha para nos esquentar.

9. Frango Assado de Padaria

Frango Assado de Padaria

Ficou sem ideia ou tempo de preparar o almoço no domingo? É só pedir o frango assado da padaria, normalmente uma delícia de entupir nossas artérias.

10. O Podrão

Podrão

Fim de night, saída do trabalho, quando a fome aperta e a grana é curta o podrão é a salvação. O cachorro quente carioca leva milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, azeitona, passas,  e o que sua imaginação quiser.

E para você quais são os pratos típicos dos cariocas?

Deixe seu comentário

Quintino Gomes Freire9035 Posts

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.

161 Comentários

  • silva Reply

    30 de Janeiro de 2016 at 19:58

    o feijoada mesmo( e variavelmente um galetinho com fritas e molho à campanha….ou contra na chapa

  • Júlio Faciochi Reply

    25 de novembro de 2015 at 21:58

    hu3

  • Júlio Faciochi Reply

    25 de novembro de 2015 at 21:57

    oi amigos

  • Matheus Baldez Reply

    21 de outubro de 2015 at 13:41

    cade a feijoada, camarao,mocoto ?

  • Gabriel Monteiro Reply

    30 de setembro de 2015 at 21:00

    todos eles sao bons

  • Victor Oliveira Reply

    31 de agosto de 2015 at 02:22

    Faltou a batata de Marechal!!!

  • Niceia Siqueira Reply

    25 de agosto de 2015 at 21:58

    Faltou Angu do Gómez,a sardinha.e dobradinha ou jardineira.

  • Ana F Gomes Reply

    25 de agosto de 2015 at 17:16

    Zona Norte do RJ curte muita feijoada, churrasco e frango assado de padaria 😀
    Zona Oeste do RJ curte muito camarao, sardinha frita, caranguejo e batata frita 😀
    Zona Sul do RJ curte muito pastel, biscoito globo com mate leao e hamburguers 😀
    Galera do Centro – que trabalha ou sai muito bem pelo Centro – gosta mesmo eh de pipoca depois do trabalho e muito podrao pos night 😀 ahahahahah

  • Marcelle Gonçalves Reply

    25 de agosto de 2015 at 02:32

    Senti falta da pipoca Frank! rsrs

  • Moisés Lopes Reply

    24 de agosto de 2015 at 23:14

    eu tô com saudades dessas comidas do Rio. o angú do gomes então é uma delícia.

  • Ivan Reis Reply

    24 de agosto de 2015 at 15:05

    Faltou a sardinha frita, o camarão com chuchu, a empadinha de camarão, o angu com carne moída.

  • Rosemberg Da Silva Machado Reply

    25 de Maio de 2015 at 14:24

    Para de falar

  • Fabiana Rodrigues Reply

    23 de Maio de 2015 at 18:28

    serio tinha que por foto so para dar agua na boca ne

  • Jair Felipe Reply

    11 de Maio de 2015 at 21:03

    podrão é mt ruim…. so carioca mas n gosto disso ae não!!!!

  • Jair Felipe Reply

    11 de Maio de 2015 at 21:02

    ae o muleque diz "SOU RICA" muleque viado

  • Santiago Da Silva Barboza Reply

    30 de Abril de 2015 at 14:06

    Rico? Para de falar merda garoto

  • Pedro Henrique Tayllon Nogueira Reply

    23 de Março de 2015 at 23:22

    comida de merda sou rica moro na Bahia

  • Zuleika Vadoh Reply

    20 de Março de 2015 at 23:47

    Adoroo essas coisas…Me amarro!!!

  • Paulo Costa Reply

    5 de dezembro de 2014 at 18:02

    quando se tá na pindaíba, tem que se apelar para o biscoito globo e o mate. Isso é que é tradição suburbana carioca! Muito bom!!!

  • Emerson Tavares Reply

    25 de novembro de 2014 at 13:21

    devem ser gostoso esses pratos

  • Anthony Moraes Reply

    13 de outubro de 2014 at 23:39

    devem ser deliciosas

  • Isabella Santana Reply

    13 de agosto de 2014 at 16:17

    linda bs2

  • Mario Sergio Passos Reply

    24 de Março de 2014 at 12:46

    E a Sopa Leão Veloso?!

  • Bruno Venturini Reply

    3 de Março de 2014 at 22:47

    la no eua pode se comer hamburguer com fritas bife eu axo muito dificil

  • Marcos Vinicius Maia Reply

    12 de Janeiro de 2014 at 15:27

    saudades da comida da terrinha riode janeiro

  • João Paulo Prates Reply

    20 de dezembro de 2013 at 00:34

    Sempre ouvi falar que o File Oswaldo Aranha tinha sido criado no Lamas.

  • Galdino De Souza Reply

    15 de dezembro de 2013 at 23:32

    O carioca não tem um prato típico, tem todos.

  • Rosania Araujo Reply

    7 de dezembro de 2013 at 16:10

    Elania Maria Silva, vc precisa experimentar um 'podrão' carioca ! ahahahahahahah

  • Elania Maria Silva Reply

    7 de dezembro de 2013 at 16:08

    me deixou com água na boca prima…

  • Elania Maria Silva Reply

    7 de dezembro de 2013 at 16:08

    me deixou com água na boca prima…

  • Rosania Araujo Reply

    7 de dezembro de 2013 at 16:04

    Eu amo a comida típica carioca ! Eu amo o Rio ! Feijoada ?HUMMMM … Biscoito Globo com mate, seja na praia ou no estádio ! HUMMMMMM … Picadinho (leia-se picaDJinho, olha o sotaque !!!) HUMMMMM … Frango de padaria pra poder ficar de boa vida no domingo ! HUMMMMMMMM… Podrão tb cái bem… minha boca enche d'água !!!!

  • Rosania Araujo Reply

    7 de dezembro de 2013 at 16:04

    Eu amo a comida típica carioca ! Eu amo o Rio ! Feijoada ?HUMMMM … Biscoito Globo com mate, seja na praia ou no estádio ! HUMMMMMM … Picadinho (leia-se picaDJinho, olha o sotaque !!!) HUMMMMM … Frango de padaria pra poder ficar de boa vida no domingo ! HUMMMMMMMM… Podrão tb cái bem… minha boca enche d'água !!!!

  • Bernadete Dias Fernandes Memoria Reply

    5 de dezembro de 2013 at 23:38

    Nesse ponto, de comida típica, o Rio não tem nada mesmo! Feijoada em todo o Brasil é de feijão preto.Os outros feijões como o verde, corda, da terra, brando, fradinho, mulatinho
    … se come como sendo trivial, em outras cidades brasileiras.Qdo usam o preto,que é o mais comum no Rio, deixa sem sentido a feijoada! As outras comidas se come em todo lugar do mundo que não sejam vegetariano.

  • Bernardo Falcão Reply

    15 de novembro de 2013 at 13:49

    Gostei do bife com batata frita.

  • Maria Born Reply

    10 de novembro de 2013 at 19:22

    RIO pra min e uma historia de amor e paixao, moro na Europa mas jamais esquecerei do meu Rio.

  • Maria Born Reply

    10 de novembro de 2013 at 19:12

    churasco a Oswaldo Aranha e uma delicia , no lido tem um restaurant maravilhoso com esse prato.

  • Lucia Cruz Reply

    7 de novembro de 2013 at 00:11

    caldo de cana com pastel

  • Vanda Lima da Cunha Reply

    6 de novembro de 2013 at 18:52

    CHURRASCO É A CARA DO CARIOCA!

  • Di Caballero Reply

    6 de novembro de 2013 at 17:56

    Qualquer petisco cai bem como "prato carioca", o sanduba de carne assada do cervantes pós praia…Realmente o Rio não precisa de um prato típico pq todos se reunem aki.

  • Ivison Torres Reply

    6 de novembro de 2013 at 16:37

    Tambem sinto falta do guarana natural, quando volto do Rio, eu levo uma caixa de guaracamp.

  • Paula Veronica Reply

    6 de novembro de 2013 at 14:56

    Já me perguntaram isso é até já fiz pesquisa escolar. Cheguei a conclusão que não há um prato típico carioca. Até a feijoada é duvidosa, pois é acompanhada de couve mineira, laranja… o que indica que veio de Minas. Filé, bife, picadinho e caldo são pratos do Brasil todo, idem ao sanduba. O mate com biscoito é a cara do Rio, mas não é um prato da culinária. No grupo do "talvez" colocaria alguns pratos de bacalhau e o bolinho de bacalhau (Portugueses) mas muito comum aqui. Enfim, deixa o frango assado, mas aquele do subúrbio,feito na brasa, algo que realmente só vejo aqui.

  • Armando Oliveira Reply

    6 de novembro de 2013 at 14:41

    Biscoito "Grobo" também

  • Jose Lourenço Reply

    6 de novembro de 2013 at 14:20

    O carioca não tem prato próprio. Ele tem os pratos de todos os estados.

  • Patrick de Sousa Reply

    6 de novembro de 2013 at 12:25

    E o guaraná natural. Quando não tô no Rio eu fico sentindo uma falta danada de Guaravita, Guaracamp, qualquer outro "Guara".

  • Ivison Torres Reply

    6 de novembro de 2013 at 12:10

    Discordo sobre a rabanada ser degustada em todo o Brasil, eu sou carioca, mas moro em Belo Horizonte a 4 anos, aqui nao tem a tradicao da rabanada, outro prato que e pouco difundido aqui e o bacalhau, tanto, que aqui ele e carissimo.

  • Ivison Torres Reply

    6 de novembro de 2013 at 12:04

    Aqui em BH tambem falam que o Rio nao tem tradicao culinaria, mas podemos afirmar que a rabanada e uma tradicao carioca, inclusive, quase nao acho rabanada em BH e nem o pao pra fazer esse doce (quando eu vou pro Rio antes do natal, eu levo alguns paes de rabanada pra ca), e o que eu encontro, e uma tentativa de fazer rabanada, que fica mais parecido com um pao frito com canela e aqui outra tradicao carioca e o bacalhau, aqui em BH nao e tao difundido e acaba sendo bem mais caro que no Rio.

  • Creola De Mar Reply

    6 de novembro de 2013 at 08:04

    vamos mudar um poco:viramos vejetarianos (eu ja sou des varios anos!)

  • Louise Gabler Reply

    6 de novembro de 2013 at 02:37

    O feijão preto é especialmente carioca. Logo, a feijoada e o caldinho no Rio são únicos. Nos outros estados não é comum, o feijão é mais claro e chamado de carioquinha (engraçado né?).
    O frango ou galeto na brasa também é muito do Rio. Nenhum se compara….

  • José Luiz Montenegro Reply

    6 de novembro de 2013 at 01:57

    Cabem na lista o angu à baiana, um montão de bolinho de bacalhau, a sopa de frutos do mar, a canja de galinha com o macarrão cabelo de anjo e até a média com pão e manteiga! Bom apetite! Saudações cariocas! 😀

  • Amanda Das Candongas Reply

    6 de novembro de 2013 at 01:27

    Esse eu também só vi no Rio…

  • Jorge Luiz De Araujo Almeida Reply

    6 de novembro de 2013 at 00:12

    faltou o Velho e Saboroso Angu do Marquinhos Gomes

  • Maria Lemes Carvalho Reply

    5 de novembro de 2013 at 23:09

    hummmm q deliçia…

  • Simone Cramer Reply

    5 de novembro de 2013 at 23:06

    Empada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Hilma Mainart Reply

    5 de novembro de 2013 at 21:50

    O tradicional pão com ovo (frito). Pra acompanhar, qualquer bebida, até mesmo café com leite serve. Simples, mas mata muito bem a fome

  • Olney Garcia Barros Reply

    5 de novembro de 2013 at 21:08

    Salve!
    O Cachorro Quente do Geneal, e também o do Bob's com a sua deliciosa laranjada. Rabada com angu e agrião, Canjiquinha com carne seca ou linguiça, Angu com carne moida ou linguiça, Arroz com Feijão e Linguiça frita ou Batata Doce frita ou Batata Inglesa frita ou Aipim frito, Carne Seca com abóbora, Bacalhau à Gomes de Sá, Bobó de Camarão, estas são algumas das delícias que me lembro agora.

  • Renata Guedes Reply

    5 de novembro de 2013 at 19:56

    Faltou o churrasquinho de Salsichão, nunca vi em nenhum outro lugar…detesto, mas tipicamente carioca.

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 17:46

    Bruna Silvestre Nunca ouvi falar ou comi a maioria dos pratos da lista da Abril. Aposto que grande parte dos cariocas também não…

  • Beto Machado Reply

    5 de novembro de 2013 at 17:38

    faltou o churrasquinho de gato kkkk galetinho na brasa e o famoso bife a cavalo.

  • Eduardo Garcia Santos Reply

    5 de novembro de 2013 at 17:13

    Rapaaaazz!!!!!

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 15:16

    E a comida de boteco? Bolinho de bacalhau, caldinho de feijão, linguiça/calabresa frita, torresmo, aimpim frito, empada (isso é comida de boteco?), farofinha, rabada…

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:59

    Quintino Gomes Freire ah, só para esclarecer que meu comentário não foi uma crítica ao texto, foi apenas uma observação sobre o assunto "pratos típicos" x cariocas…

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:53

    Quintino Gomes Freire , nesse caso, eu diria que um dos pratos prediletos do carioca é o churrasco. Arrisco dizer que é muito mais consumido e preparado em casa que a feijoada. Comemoração? Churrasco. Futebol? Churrasco. Aniversário? Churrasco. Domingão em casa? Churrasco. Reunião com os amigos? Churrasco.

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:48

    Maik Texer Reza a lenda (e as pesquisas históricas) que, a pesar de o prato ter sido adotado pelos brasileiros, a feijoada teria sido inventada bem longe do Brasil, provavelmente na Europa.

  • Fernanda Evangelista Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:44

    E o churrasquinho de gato ???
    O churrasco no espetinho tem em qualquer esquina !

  • Sandra Duran Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:43

    delícias q só carioca sabe fazer

  • Ana Souza Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:19

    DELÍCIAAAAAAAAAAAAAA

  • Ivan Dos Reis Reply

    5 de novembro de 2013 at 14:15

    E a sardinha frita,caldo de mocotó, chuchu com camarão, rabada com agrião?

  • Maik Texer Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:59

    Pode ter no país todo, mas feijoada é DAQUI DO RJ!!!! Assim como o chimarrão gaúcho tem noutros estados, ou o pão de queijo mineiro…Picadinho é carioca, nossa terra tbm é rica em gastronomia!

  • Ju Sampaio Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:56

    Eu acho que, dos de restaurante, é o Oswaldo Aranha, e dos de tipo 'caseiro' é Chuchu com camarão. Não há noutros lugares!

  • Quintino Gomes Freire Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:45

    O texto diz prato típico DOS cariocas, não prato típico carioca

  • Amanda Das Candongas Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:37

    Encaremos a realidade: não temos um prato típico de verdade! A feijoada é um prato nacional, bife com batata frita se come em todo o país, o mesmo acontece com frango assado, rabanada, picadinho e cachorro quente. O único item da lista que eu diria ser tipicamente carioca é o Biscoito Globo (apesar de biscoito de polvilho não ser típico do Rio), mas
    não podemos chamar biscoito de "prato", né?!

  • Soraia Ganty Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:32

    Tem a sopa de ervilha o galheto frango a passarinho ai meu Deus ja esta me dando fome !!!!

  • Dudu Trader Reply

    5 de novembro de 2013 at 13:27

    Feijoada e Contra Filé à Oswaldo Aranha do Cosmopolita, que virou referência e hoje está em 99% dos restaurantes do Rio……… E por sinal o original não é como o da foto.. O alho frito vem em cima da carne, a farofa é de ovo e não tem nada de couve! 😉 🙂

  • Ronaldo Pimenta Reply

    29 de agosto de 2013 at 22:05

    No Rio o bom gosto do Carioca é bem diversificado, variando desde esta tal feijoada completa, passando por sopa de ervilha, churrasquinho, galhetinho com farofa e fritas e assim vai, a deglutinação não para se bem acompanhado é claro!

  • Ronaldo Pimenta Reply

    29 de agosto de 2013 at 22:01

    No Rio o bom gosto do Carioca é bem diversificado, variando desde esta tal feijoada completa, passando por sopa de ervilha, churrasquinho, galhetinho com farofa e tritas e assim se vai a deglutinação não para se bem acompanhado é claro!

  • Cíntia Costa Reply

    28 de agosto de 2013 at 19:22

    Desse Oswaldo Aranha 'Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar… ' mas parece ser bom msm

  • Eduardo Goulart Reply

    28 de agosto de 2013 at 18:34

    Filé Oswaldo Aranha… hummmmmmmmmmmm

  • Cíntia Costa Reply

    28 de agosto de 2013 at 18:11

    Eu voto no bife com batata frita… pq apesar de amar rabanada, só comemos nas festas de fim de ano. Detesto quiabo e n suporto feijão… senão até votaria na feijoada…rs

  • Maria Mendes Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:26

    cleber voce adivinhou e prato preferido do seu papai beijos

  • Bruna Silvestre Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:20

    (Continuação) típico carioca, que virou símbolo nacional, e é adorada pelos gringos acompanhadas da nossa caipirinha. Por sinal pergunte à sua amiga baiana qual a bebida deles, pois nossa cachaça (não só a de Paraty) apenas rivaliza com a de MG em qualidade e reconhecimento, mas listar as top de linha seria serviço para um novo tópico! Bjs!

  • Bruna Silvestre Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:16

    Quanto à feijoada, pratos do tipo existem em outros lugares do mundo, mas sempre com alimentos distintos e outras peculiaridades. Existe a feijoada portuguesa, o cassoulet francês, etc. mas nenhum deles usa feijão preto e outros ingredientes da nossa culinária, que tanto fascina turistas. A feijoada carioca é sim um prato típico

  • Bruna Silvestre Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:12

    De quebra temos as seguintes entradas:

    Bolinho de aipim
    Casquinha de cavaquinha
    Croquete de camarão
    Empadinha de camarão
    Pastel de camarão
    Pastel de siri
    Lula doré

    E as seguintes sobremesas:

    Banana flamejada com sorvete
    Pera ao vinho
    "Mineiro de botas"
    Etc…

  • Bruna Silvestre Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:07

    Risoto de abóbora com camarão
    Arroz de brócolis
    Aipim frito
    Cozido
    Bacalhau à Gomes de Sá
    Camarões à Carlos Swann
    Bacalhau grelhado
    Carne seca com abóbora
    Escalopinhos de congro
    Cordeiro guisado
    Mexilhão ao vinagrete
    Peixada à Antônio Houaiss

  • Bruna Silvestre Reply

    27 de agosto de 2013 at 21:04

    Recomendo que vejam o livro "Cozinha Regional Brasileira" da Abril.

    Eis alguns que foram esquecidos:

  • Ubirajara Menezes Reply

    27 de agosto de 2013 at 20:02

    Prato típico DOS cariocas e, não Prato típico carioca!!

  • Ubirajara Menezes Reply

    27 de agosto de 2013 at 20:00

    sendo assim, o caldo verde é português, a galinha com quiabo é mineira, a rabanada e portuguesa também, a feijoada carioca é uma variante da portuguesa…e por ai vai… O que se quis mostrar foi o prato típico dos cariocas, o que não pode faltar…e acertou em cheio…. Parabéns ao autor ..

  • Nilo Gama Reply

    27 de agosto de 2013 at 19:41

    Só acho que bife com batata frita é americano e não brasileiro, muito menos carioca.

  • Leonardo Alexandre Reply

    27 de agosto de 2013 at 19:26

    Esqueceram da Sopa Leão Veloso que foi cirada pelo embaixador do mesmo nome no restaurante a cabaça grande.

  • Jorge Santos Reply

    27 de agosto de 2013 at 19:12

    Perfeito…rsrs

  • Paula Amaral Reply

    27 de agosto de 2013 at 19:04

    Exatamente!!! Típico almoço de domingo! Inclusive, fiz domingo passado… rs.

  • Cleber Mendes Reply

    27 de agosto de 2013 at 18:46

    FRANGO ASSADO DE PADARIA COM MACARRÃO (ALMOÇO DE DOMINGO)

  • Larissa Ribeiro Reply

    12 de Março de 2013 at 00:49

    nada ave sua loca

  • Larissa Ribeiro Reply

    12 de Março de 2013 at 00:49

    nada ave sua loca

  • Ana Elizabete Reply

    16 de dezembro de 2012 at 14:41

    Frango com quiabo, tudo de bom .

  • Fernanda Fernandes Reply

    29 de novembro de 2012 at 23:43

    Picadinho amoo

  • Diegho Moraes Reply

    30 de outubro de 2012 at 01:41

    vc nao pos o podrão (o nosso cachorro quente de rua, com milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, aseitona, passas, etc…)
    faltou o chuvisco, a sopa de ervilha e o caldo verde

  • Eduardo Egger Reply

    5 de junho de 2012 at 01:39

    gosto muito do file osvaldo aranha, mas como tudo

  • Luis Henrique Reply

    11 de Maio de 2012 at 12:29

    Meu filho você de acha!!!!!!! bjs mamãe te ama….rsrs

  • Gafagafg Reply

    6 de Março de 2012 at 14:50

    um feijoada e uma delicia

  • Gafagafg Reply

    6 de Março de 2012 at 14:50

    um feijoada e uma delicia

  • RONALDOMISSOESRJ Reply

    5 de Março de 2012 at 15:11

    COMO CARIOCA, QUERO ACRESCENTAR QUE FALTOU:
    RABADA COM AGRIÃO
    COSTELA COM BATATA
    DOBRADINHA COM FEIJÃO BRANCO
    MOCOTÓ
    ANGÚ COM COSTELINHA DE PORCO E QUIABO

  • Anelise 94 Reply

    6 de novembro de 2011 at 16:00

    rabanada e o rabo do boi burro

  • Alessandra munhoz Reply

    19 de agosto de 2011 at 00:46

    Bom, eu queria saber qual e a historia da rabanada se alguem saber me avise bjs Alessandra munhoz

  • Oliver Araujo Reply

    31 de julho de 2011 at 00:57

    como um lixo desse pode palar sobre cultura se nem sabe direito da cultura do seu estado  sendo que ele teve que proucura de segundos e terçeiros para poder responder as perguntas das pessoas sou carioca; e ainda põe o baiano na comverssa

  • Crisnunes19 Reply

    9 de julho de 2011 at 16:06

    Angú a bahaina carioquíssimo, só tem no Rio de Janeiro.

  • Gloriam_ls Reply

    9 de julho de 2011 at 16:02

    Angú a Baiana só o carioca conhece.
    Mas se você perguntar o carioca jura que o prato é baihano, apesar dos baianos desconhecerem.

  • Bella Swan Cullen Reply

    4 de junho de 2011 at 21:29

    vlw isso ajudo mt no trabalho a escola

  • Bella Swan Cullen Reply

    4 de junho de 2011 at 21:29

    vlw isso ajudo mt no trabalho a escola

  • Lrb201 Reply

    1 de junho de 2011 at 13:48

    voce e feio nada a ver

  • stéphany Reply

    16 de Maio de 2011 at 22:08

     todos devem ser bom para o carioca   pois como eu sou enjoada  e sou paulista e moro no rio de janeiro nem um pra mim e bom

  • CarlyShaePapo Reply

    1 de Maio de 2011 at 14:30

    Odeio Feijoada prefiro Arroz Bife batata frita oou Estrogonofe!delicia huuum

  • CarlyShaePapo Reply

    1 de Maio de 2011 at 14:30

    Odeio Feijoada prefiro Arroz Bife batata frita oou Estrogonofe!delicia huuum

  • Douuglas Reply

    17 de Março de 2011 at 12:34

    Comidas deliciosas a dos cariocas em breve estarei morando no rio.

  • brenna evellyn Reply

    11 de Janeiro de 2011 at 10:47

    Adorei esses textinhos pequenos ajudo muiito no meu trabalhinho da escola não moro no rio mais eu adoro o rio eu acho o rio muiiiito lindo beijo para todos que deus te abenço essa cidade ma-ra-vi-lho-sa

  • dafine Reply

    6 de outubro de 2010 at 15:17

    bom achei muito bom… comidas otimassss… xauuuu

  • Gustavo Reply

    29 de setembro de 2010 at 22:36

    sou decendente de italiano….e nao tenho sangue de um carioca…mas eu moro no Rio…e tenho um grande carinho pela cidade maravilhosa q é o Rio….a única coisa q estraga sao os bandidos os vandalos mas o resto esta td ok….quando fui morar no Rio foi dificil acostumar cm a feijoada..mas depois foi tranquilo….e é mto boa msm ……abraços pra todos ae…

  • karollynnah Reply

    23 de novembro de 2009 at 11:35

    amei esse site por que ele me ajudou muito no trabalho da escola
    eu tirei nota 10

  • RAQUELLI Reply

    7 de outubro de 2009 at 07:19

    este site esta me ajudando muito no trabalho..adorei

  • João Mendonça Reply

    1 de julho de 2009 at 10:14

    Este Site é bom e Creio que pode ficar melhor ainda com a criatividade do pessoal do RIO DE JANEIRO!!!!

    @lt*

  • nick Reply

    31 de Maio de 2009 at 13:23

    odeio feijoadaaaaa………..

    curto muito uma galinha com quiabo e bife com fritas!!

  • Emerson Rosa Reply

    8 de Abril de 2009 at 17:33

    Olá a todos!
    Eu andei lendo o discurso do Claudio Lara e achei interesante a forma dele defender nós, cariocas, e não só dou razão como comprovo tudo que ele falou sem levantar falcidade, pois tenho um irmão Chef de cozinha na frança e há uns três meses teve uma matéria publicada na revista “Contigo” sobre um casamento de uma modelo brasileira com um empresário francês. O prato principal foi a “FEIJOADA”, o qual foi muito admirado pelos convidados.
    Quem quiser tirar duvida sobre o que estou falando, na capa da revista tem Xuxa, o pai de sua filha e sua filha, e o nome do Chef é Anderson Rosa.

  • Maria Carollyna Reply

    19 de novembro de 2008 at 21:45

    eu gostei de site ele me ajudou em
    um trabalho

    brigado por qm

    publikouuu

    • Julia (São Paulo) Reply

      23 de Março de 2011 at 23:55

      Adorei o site estou fazendo um trabalho sobre a Região Sudeste do páis que é composta pelos seus seguintes estados: Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e nesse site estou encontrando tudo o que preciso para meu trabalho.
      Parabéns a todos que estão colaborando com a publicação no site.

  • KELLY LUANA Reply

    29 de agosto de 2008 at 19:59

    MEU NOME É KELLY TENHO 14 ANOS NAO SOU CARIOCA MAIS SERIA MEU MAIOR SONHO SER. EU ADOOORO O RIO DE JANEIRO E A MINHA PRINCIPAL ATRAÇÃO Q VEJO LA É O CRISTO REDENTOR.PQ É O MONUMENTO Q EU ACHO + LINDO DO MUNDO NÃO TEM NADA D ESTÁTUA DA LIBERDADE E BLÁ BLÁ BLÁ PARA MIM SEMPRE IREI PREFERIR O CRISTO.FALEI SÓ UM POUQUINHO DOQUE ACHO DO RIO PQ SE FOR FALA D TUDO MESMO MEU DEUS AJA ESPAÇO PARA ESCREVER.BJOSSS PARA TODOS OS CARIOCAS E OS Q AMAM O RIO.BYEEE.

  • fernanda Reply

    13 de novembro de 2007 at 12:16

    por q vxs ñ vai lar para conecer o rio [:)]rsrs

  • fernanda Reply

    13 de novembro de 2007 at 12:14

    q bom vxs gosta de cariocas por q eu sou carioca la no rj é tão bom

  • Claudio Lara Reply

    5 de julho de 2007 at 10:11

    Hehe …

    Sua amiga baiana falou a famosa “baianada”.

    O Rio de Janeiro não só tem o prato que marca o Brasil – a feijoada – como também tem um prato típico que só é pedido aqui e se chama justamente Angu à baiana – eu não gosto.

    Angu à baiana – esse é o preto típico carioca, pois não é típico de outros estados. Se pedir em outra unidad da federação nem vão saber como é.
    No Sul por exemplo é o “Barreado”, porque não existe na culinária de outros estados também. Querem se apropriar do churrasco, mas churrasco é nacional pra não dizer mundial. Sem contar que o carioca come churrasco demais com a família nos finais de semana e a churrascaria mais famosa do Brasil e que levou o nome até para o exterior é carioca – Churrascaria PORCÃO.

    Baiano e mineiro costumam achar que suas culinárias são a que melhor representam a comida brasileira, mas estão completamente enganados. O turista que sai do Brasil leva na lembrança a feijoada e a caipirinha.

    A comida mais nacionalista que existe é a do Pará. Tucupi e tacacá.
    Comida baiana é herança de comida africana. Uma das menos brasileiras.

    * O que o Rachid escreveu é correto.

  • Diario do Rio Reply

    15 de Abril de 2007 at 21:29

    Victor, isso me lembrou um botequim (é assim que se escreve?) no Mercadão de Madureira, o melhor sanduíche de carne assada que já comi…

    Thiago,
    isso que é saber história do estado!

  • Thiago Rachid Reply

    15 de Abril de 2007 at 20:59

    A feijoada surgiu nas fazendas de café localizadas na área correspondente à Provincia do R. de Janeiro. É, pois, um típico prato fluminense. E não carioca. Não confundam os gentílicos. Carioca é originário da Capital e fluminense de todo o Estado (inclusive a Capital).

  • Victor Pimentel Reply

    15 de Abril de 2007 at 20:47

    Tem não.
    O lugar é bem feio inclusive. Essa é que é a peculariedade do lugar. Ninguém dá nada por ele.

  • Diario do Rio Reply

    15 de Abril de 2007 at 20:18

    Marcelo, exatamente, é isso que informo no post…

    Victor,
    fiquei com vontade de conhecer o lugar, mas tem vista para o Rio do lugar? 😛

  • Marcelo Reply

    15 de Abril de 2007 at 17:54

    Feijoada é marca registrada da culinaria carioca, sua amiga baiana deve estar mal informada…

  • Victor Pimentel Reply

    14 de Abril de 2007 at 14:54

    Em Niterói tem o famoso bolinho de bacalhau do Mário Caneco Gelado. Que é um bar no estilo pé sujo no Centro. Mas daqueles clássicos da cidade, que todo mundo conhece. Que é frequentado por 3 gerações.

    Se o Diário for fazer qualquer artigo sobre os botecos tradicionais, vale uma pesquisa sobre ele.
    Abraços

  • Diário do Rio Reply

    14 de Abril de 2007 at 06:53

    Um que me indicaram como prato típico, mas não é encontrado em águas tropicais , é o bacalhau e o seu tradicional bolinho, muito apreciado no Rio.

  • Victor Pimentel Reply

    14 de Abril de 2007 at 05:10

    Ah… mas com esse marzão que temos aqui, tem de ter um lugar de honra ai para algum fruto do mar!

    Abraços Moluscaneses
    Victor

    PS: Eu me amarro à vera em ostra e mexilhão! Que carioca não se amarra?

  • Ana Beatriz Farias Reply

    15 de agosto de 2016 at 15:46

    Faltou o Galeto! Comer um galeto ou picanha na brasa é a cara do carioca…

  • Marcelo Souza Reply

    15 de agosto de 2016 at 10:25

    Faltou ai a batata de MARECHAL… A melhor

  • Aparecida Furriel Reply

    15 de agosto de 2016 at 00:45

    Faltou a sopa de ervilha

  • Aguimar Souza Reply

    14 de agosto de 2016 at 22:57

    Faltou o “Angú do Gomes” era tradicional e bem popular na praça XV, nem sei se existe ainda.

  • Julio Faciochi Reply

    25 de novembro de 2015 at 21:58

    hu3

  • Julio Faciochi Reply

    25 de novembro de 2015 at 21:57

    oi amigos

  • Matheus Baldez Reply

    21 de outubro de 2015 at 13:41

    cade a feijoada, camarao,mocoto ?

  • Laislabonita Manchester Reply

    13 de outubro de 2015 at 16:29

    Faltou a sopa Leao Veloso!!!!

  • Gabriel Monteiro Reply

    30 de setembro de 2015 at 21:00

    todos eles sao bons

  • Victor Oliveira Reply

    31 de agosto de 2015 at 02:22

    Faltou a batata de Marechal!!!

  • Niceia Siqueira Reply

    25 de agosto de 2015 at 21:58

    Faltou Angu do Gómez,a sardinha.e dobradinha ou jardineira.

  • Ana Fuscaldi Gomes Godoi Reply

    25 de agosto de 2015 at 17:16

    Zona Norte do RJ curte muita feijoada, churrasco e frango assado de padaria 😀
    Zona Oeste do RJ curte muito camarao, sardinha frita, caranguejo e batata frita 😀
    Zona Sul do RJ curte muito pastel, biscoito globo com mate leao e hamburguers 😀
    Galera do Centro – que trabalha ou sai muito pelo Centro – gosta mesmo eh de pipoca ou “pele“ depois do trabalho e muito podrao pos night 😀 ahahahahah

  • Marcelle Gonçalves Reply

    25 de agosto de 2015 at 02:32

    Senti falta da pipoca Frank! rsrs

  • Moisés Lopes Reply

    24 de agosto de 2015 at 23:14

    eu tô com saudades dessas comidas do Rio. o angú do gomes então é uma delícia.

  • Ivan Reis Reply

    24 de agosto de 2015 at 15:05

    Faltou a sardinha frita, o camarão com chuchu, a empadinha de camarão, o angu com carne moída.

  • Rosemberg Da Silva Machado Reply

    25 de Maio de 2015 at 14:24

    Para de falar

  • Fabiana Rodrigues Reply

    23 de Maio de 2015 at 18:28

    serio tinha que por foto so para dar agua na boca ne

  • Jair Felipe Reply

    11 de Maio de 2015 at 21:03

    podrão é mt ruim…. so carioca mas n gosto disso ae não!!!!

  • Pedro Henrique Tayllon Nogueira Reply

    23 de Março de 2015 at 23:22

    comida de merda sou rica moro na Bahia

  • Zuleika Vadoh Reply

    20 de Março de 2015 at 23:47

    Adoroo essas coisas…Me amarro!!!

  • Paulo Costa Reply

    5 de dezembro de 2014 at 18:02

    quando se tá na pindaíba, tem que se apelar para o biscoito globo e o mate. Isso é que é tradição suburbana carioca! Muito bom!!!

  • Emerson Tavares Reply

    25 de novembro de 2014 at 13:21

    devem ser gostoso esses pratos

  • Anthony Moraes Reply