Os 10 pratos típicos do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quando se pensa em Bahia vem a mente o Vatapá, se é o Rio Grande do Sul o churrasco ou o chimarrão. Quando uma amiga baiana disse que o Rio de Janeiro não tem tradições tentei responder quais o pratos típico dos cariocas.  Sempre respondo que o Rio não precisa de ter pratos típicos, pois é a cidade símbolo do Brasil e por isso reúne todas as tradições do país.

Mas para poder responder de outra forma resolvi procurar na internet, algo além da Feijoada , como prato típico do Rio. Além do biscoito Globo e Mate (um lanche) e do Filé a Oswaldo Aranha, não há nada que realmente possamos dizer ser da culinária típica carioca, mas tem vários pratos que o carioca assumiu como da cidade.

1. Biscoito Globo e Mate

Globo e Mate por S1mone

Não é realmente um prato mas é o lanche da cidade, ir à praia do Rio e nunca ter tomado um Globo com Mate é não conhecer o carioca em sua essência. Virou até patrimônio cultural do Rio de Janeiro.

Advertisement

2. Feijoada carioca (com feijão preto)

Feijoada Carioca por Lowfill Tarmak

Pode ter no Brasil todo mas no Rio tem um sabor especial

3. Bife com batata frita

Bife com Fritas por Hugo Freitas

Tem no mundo todo mas só no Rio é obrigatório comer uma vez por semana!

4. Picadinho

Picadinho de carne de boi com legumes.

Quem pede quentinha sabe que Picadinho tem toda a semana. A sequência da quentinha durante a semana é esta: Filé. filé acebolado, picadinho, estrogonofe. Coincidência????

5. Filé a Oswaldo Aranha

Filé a Oswaldo Aranha

Esse nasceu de verdade no Rio de Janeiro,  feito para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha (1894-1960), foi criado no Restaurante Cosmopolita, na Lapa.

6. Galinhada com quiabo

Galinhada com quiabo

Mineiro mas obrigatório na mesa do carioca

7. Rabanada

Rabanada

Para mim só no Natal!

8. Caldo verde

Caldo Verde por Renée S. Suen

Pode ser português mas há vários lugares aqui no Rio que servem, é só fazer um friozinho que todos procuramos essa sopinha para nos esquentar.

9. Frango Assado de Padaria

Frango Assado de Padaria

Ficou sem ideia ou tempo de preparar o almoço no domingo? É só pedir o frango assado da padaria, normalmente uma delícia de entupir nossas artérias.

10. O Podrão

Podrão

Fim de night, saída do trabalho, quando a fome aperta e a grana é curta o podrão é a salvação. O cachorro quente carioca leva milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, azeitona, passas,  e o que sua imaginação quiser.

E para você quais são os pratos típicos dos cariocas?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 10 pratos típicos do Rio de Janeiro
Advertisement

24 COMENTÁRIOS

  1. A cultura no rio de janeiro: Música e dança: o estilo musical mais associado ao estado do Rio de Janeiro é o samba. É este o estilo musical que acompanha os blocos de rua e o desfile das escolas de samba durante o carnaval. Além do samba, outros estilos musicais famosos no Rio de Janeiro são o funk, O charme, e a bossa nova.
    Esportes: o esporte mais popular no estado é o futebol, o qual conta com quatro dos maiores clubes do país, todos da Capital: o Flamengo, o Vasco da Gama, o Botafogo e o Fluminense. Também são populares no estado o surfe, o skate, a corrida, o ciclismo, a natação, a capoeira, o vôlei, entre outros.

    Museus e obras de arte: O estado posui muitos museus conhecidos nacionalmente, nos quais estão expostos diversas obras de artes, como o Museu de Arte Moderna, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, o museu de arte do rio, o Museu Imperial, e o Museu Historico Nacional.

    Comidas típicas: O rio de janeiro é um estado com uma grande variedade de comidas típicas, sendo algumas delas: a feijoada, o picadinho, o cachorro quente, O Filé à Oswaldo Aranha e angu à baiana ( que apesar do nome, pertence ao Rio de janeiro).

    Turismo: Todo ano, o Rio de janeiro recebe inúmeros turistas. segundo o Ministério do Turismo, em 2017, a capital carioca foi a 2ª cidade que mais recebeu turistas em todo o Brasil: foram 1.355.616 estrangeiros que passaram por lá. Alguns pontos turísticos do Rio de janeiro são: suas praias, o pão de açúcar, o Cristo Redentor e o estádio do Maracanã.

  2. Vamos lá dar uma aula pra vocês aí. Culinária típica do Estado do Rio: Goiabada Cascão (Criada em Campos), Chuvisco (doce português típico de Campos, Vinho de Jabuticaba (Criada em Varre-Sai) Cachaça (há controversa), Conhaque de Alcatrão ( criada em São João da Barra), Queijo prato (Criado em Valença) no demais, o Estado do Rio se destaca nos doces e nos licores. Era só fazer uma pequena pesquisa que vocês encontrariam isso. Melhor que colocar “Frango de Padaria” “Podrão”

  3. Tem também os pratos doces( sobremesas) cuscuz de tapioca, bolo de aipim com coco, doce de laranja da terra, doce de abóbora com côco, doce de mamão com côco, quebra queixo, bala de leite de côco.

  4. Esqueceram de um prato muito importante e típico do Rio de Janeiro, o angu à baiana, que pelo nome é confundido como se pertencesse a culinária baiana.

  5. Em minha infância, meu pai, que também era carioca, falava sempre no Angu do Gomes, que ele comia quando saía do trabalho, às 22hs. Então, eu acho que o prato deve ser considerado tradicional do Rio. Inclusive o Boteco do Gomes(ou bar do Gomes) já tornou o prato história do Rio. Tem vídeo no Youtube.

  6. Morei no rio por quase um ano. E com certeza pra mim a carne assada, aquela que temperam um dia antes, cozinham na panela de pressão e depois de cozida, ficam virando ela até dourar, depois tiram a carne colocam numa vasilha e daquele grude que fica na panela que até nome eles têm(graxa) fazem uma deliciosa farofa ou um molho, ou os dois. Pra acompanhar: Arroz, feijão preto(carioca consome o preto no dia a dia), e uma salada bem colorida. Pensei no Rio, penso na combinação acima.

  7. Realmente muito pobre a culinária carioca, pela fama que o Rio tem como a cara do Brasil lá fora, poderia ser famosa também na culinária ,ai agente vê que só uma publicidade aonde a globo sempre levou o Rio como cartão postal do Brasil deixando pra trás outros estados com sua cultura e riqueza que temos país a fora.

    • Vcs deveriam entender que o país é inteiro rico, cada um num aspecto. E a feijoada é o nosso carro chefe, que lugar nenhum é feita igual. Mas o Rio é uma extensão de Portugal, inclusive são os que falam com chiado, mais parecido com o português de Portugal.
      Diminuir outros lugares só decresce a empatia de sua região, pois todas são lindas e cheias de comidas deliciosas. Infelizmente, quem fez o post não soube falar direito sobre a gastronomia carioca, que são mais focadas na comida de buteco.

  8. Eu estou fazendo um curso de introdução da moda carioca e pesquisando o que é a cara do Rio carioca incluindo lógico a comida e gostei muito da sua sugestão

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui