É fato que. como disse Bruno Kazuhiro, Marcelo Crivella tem demonstrado sua falta de capacidade de gestão, sua ausência de articulação política e, principalmente, sua crença de que atitudes absurdas não são nada demais. Pedidos de impeachment estão sendo protocolados, como o vereador, Átila Nunes (MDB), no pedido, o vereador lista diversas iniciativas do prefeito que, desde o início de sua gestão, beneficiam um único segmento religioso em detrimento dos demais cidadãos cariocas.
Daqui para frente devem surgir novos pedidos, e caberá ao presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (MDB), dar ou não prosseguimento. Isso dependerá muito mais da pressão da sociedade, do que se o impeachment procede ou não, afinal, não resta dúvidas que procede.
Mas quais vereadores seriam favoráveis ao impeachment em um primeiro momento? São 51 vereadores, o Diário do Rio consultou alguns especialistas na Câmara dos Vereadores, são, nesta segunda 9/7, 19 favoráveis, são necessários 2/3 da Câmara, ou seja, 34 votos. Hoje, Crivella continuaria no governo.
Update: 10/7
Favoráveis ao impeachment de Crivella (24)
Obviamente entra na lista a bancada do PSol, do PT, os vereadores Teresa Bergher (PSDB) e Átila Nunes, que já deram declarações pelo impeachment. Também podemos incluir, Fernando William (PDT) que recentemente perdeu a subprefeitura da Barra, devido a uma da inconsistências da atual administração. Outros na lista estão pelo que se observa nos bastidores da Câmara:
- Babá (PSol)
- Átila Alexandre Nunes (MDB)
- Carlos Bolsonaro (PSC)
- Carlo Caiado (DEM)
- Chiquinho Brazão (Avante)
- Cláudio Castro (PSC)
- Daniel Martins (PDT)
- David Miranda (PSol)
- Fernando William (PDT)
- Junior da Lucinha (PSDB)
- Leandro Lyra (NOVO)
- Leonel Brizola (PSol)
- Luciana Novaes (PT)
- Paulo Pinheiro (PSol)
- Professor Adalmir (PSDB)
- Rafael Aloisio Freitas (MDB)
- Reimont (PT)
- Renato Cinco (PSol)
- Rocal (PTB)
- Rosa Fernandes (MDB)
- Tarcísio Motta (PSol)
- Teresa Bergher (PSDB)
- Ulisses Marins (PMN)
- Zico (PTB)
Contrários ao impeachment de Crivella (15)
Contrários ao impeachment podemos contar os 3 vereadores do partido do prefeito, e os outros do Bloco governista, com exceção de Brazão, de acordo com os especialistas. Também entra na lista o líder do governo, Dr. Jairinho (MDB) e Thiago K. Ribeiro (MDB) que tem grande influência no govrno. Mas, mesmo assim, se começar um processo, mais da metade pularia do barco furado, foi assim com Dilma, seria assim com Crivella.
- Dr. Carlos Eduardo (SD)
- Dr. Jairinho (MDB)
- Dr. Jorge Manaia (SD)
- Eliseu Kessler (PSD)
- Inaldo Silva (PRB)
- Italo Ciba (Avante)
- Jones Moura (PSD)
- Marcelino D´Almeida (PP)
- Marcello Siciliano (PHS)
- Tânia Bastos (PRB)
- Tiãozinho do Jacaré (PRB)
- Thiago K. Ribeiro (MDB)
- Val Ceasa (Patriotas)
- Vera Lins (PP)
- Zico Bacana (PHS)
Neutros (12)
Entre os vereadores que não podemos dizer como estariam em um primeiro momento, está a bancada do Democratas, além da do MDB, e outros vereadores. Mas conhecendo os 2 grandes partidos, com a pressão popular, DEM e MDB provavelmente iriam pelo impeachment.
- Alexandre Isquierdo (DEM)
- Cesar Maia (DEM)
- Felipe Michel (PSDB)
- Jair da Mendes Gomes (PMN)
- Jorge Felippe (MDB)
- Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos)
- Marcelo Arar (PTB)
- Otoni de Paula (PSC)
- Prof. Célio Luparelli (DEM)
- Veronica Costa (MDB)
- Wellington Dias (PRTB)
- William Coelho (MDB)