Quarenta anos do Plano Piloto da Barra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Barra da Tijuca Rio por German A Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá são hoje o grande centro imobiliário, comercial e de lazer carioca, graças a uma ação planejada a décadas atrás. A Barra considerada por muitos a Miami brasileira, ganhou seu traçado inspirado na visão modernista de Lúcio Costa.

 

Há exatos quarenta anos um projeto do urbanista Lúcio Costa abriria as fronteiras da cidade, projetando modernas vias, para o que atualmente é considerada uma das áreas da cidade com maior expansão imobiliária.

Advertisement

 

Estamos falando do Plano Lúcio Costa que deu vida a imensidão duas vezes que cobria aquela parte da Zona Oeste. Uma área maior que a capital federal projetada por Niemeyer e Costa no Cerrado brasileiro. E foi pela iniciativa do então governador Negrão de Lima que o projeto foi incentivado.

A cidade do Rio de Janeiro há quarenta anos já tinha seus tradicionais vetores Sul e Norte quase que saturados, e a cidade avançava rumo a fronteira da imensidão de dunas, lagoas, manguezais e separada pelos maciços da Tijuca e Pedra Branca do resto da Cidade Maravilhosa. 

 

Ao convidar o urbanista Lúcio Costa, o então governador Negrão de Lima tinha como objetivo planejar a futura ocupação da cidade. Dando ordenamento ao que certamente ele via como a nova fronteira carioca.   Assim, no dia 23 de junho de 1969, o ambicioso projeto ganhou força de lei e nascia o Plano Piloto da Barra ganha força de lei.

 

Foto: Barra da Tijuca Rio por German

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quarenta anos do Plano Piloto da Barra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui