Após o fim do prazo para pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA 2025, cerca de 1,8 milhão de veículos tiveram o imposto quitado no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 58% dos contribuintes optaram pelo Pix, novidade deste ano, o que representa mais de 1 milhão de pagamentos.
Entre os pagantes, 670 mil escolheram a quitação integral do imposto, enquanto quase 880 mil preferiram o parcelamento. Considerando a frota de 3,4 milhões de veículos sujeitos ao IPVA, 1,6 milhão ainda não estão em dia com o imposto.
Para quem perdeu o prazo, a regularização ainda é possível. Basta acessar o site do IPVA 2025 (https://ipva2025.fazenda.rj.gov.br) e informar o número do Renavam para ter acesso ao Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ). O pagamento pode ser feito via Pix em qualquer instituição financeira ou por código de barras nos bancos conveniados com a Sefaz-RJ (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB). A Sefaz-RJ alerta que o site do IPVA é o único meio para obter o documento de pagamento, prevenindo contra golpes.
O atraso no pagamento do IPVA acarreta multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, acrescida de juros pela taxa Selic. Os vencimentos da segunda parcela do imposto começam em 20 de fevereiro e se estendem até 13 de março.
No site do IPVA, os contribuintes também podem consultar pagamentos já efetuados. Basta acessar a aba “Outros Serviços”, clicar em “Consulta de Pagamentos” e informar o Renavam do veículo. Os pagamentos são processados e incluídos no sistema em até um dia útil.