Quase 80% dos usários do VLT usam o transporte para ir trabalhar, aponta Datafolha

O levantamento também mostra que 52% daqueles que utilizam o serviço realizam viagens de lazer nos finais de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vlt chegando na rua 7 de setembro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 77% dos usuários do VLT Carioca utilzam o trasporte para ir trabalhar. O levantamento também aponta que 52% daqueles que utilizam o serviço realizam viagens de lazer nos finais de semana. A análise indicou ainda que 89% dos entrevistados se sentiram seguros em utilizar o VLT durante a pandemia com as ações de prevenção adotadas no período. Segundo os dados, de uma maneira geral, 88% dos passageiros do modal avaliam o sistema de forma positiva (bom ou muito bom).

Com as três linhas em operação e em meio a uma pandemia que influenciou muito a operação dos transportes públicos, ficamos felizes em ver que o usuário reconhece nosso serviço como confiável e seguro para fazer seus deslocamentos. Nosso desafio é manter esses números e o nível de serviço em patamar elevado com a chegada de novos passageiros”, avalia Paulo Ferreira, presidente do VLT Carioca.

Considerado o aspecto de maior importância (52%) para quem usa o VLT, o conforto foi também o quesito mais bem avaliado na pesquisa, com aprovação de 92% dos participantes. Temperatura ambiente, condições de embarque e desembarque e limpeza dos veículos e estações foram alguns dos temas verificados. Já a segurança operacional teve 80% de opiniões “bom/muito bom”, reconhecendo ações da Concessionária na prevenção de acidentes.

Em relação à Covid-19, o quesito mais elogiado foi a limpeza e higienização das composições (83%). Do público entrevistado, 57% passaram a utilizar o VLT ao longo dos últimos 2 anos, já no período de pandemia.

Advertisement

O deslocamento para o trabalho é a principal razão de uso do sistema para 77% das pessoas. Nos finais de semana até 52% realizam viagens para turismo ou lazer.

A pesquisa mostra que o VLT cumpre sua vocação integradora de distribuir as pessoas que chegam para trabalhar todos os dias, além de ser um indutor de turismo, que incentiva a ocupação do Centro aos fins de semana. O desenvolvimento da região passa pelo VLT”, completa Paulo.

A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 22 de março com 1.059 pessoas durante a operação das linhas 1, 2 e 3, tanto nas paradas quanto nos veículos. A avaliação tem margem de erro de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 80% dos usários do VLT usam o transporte para ir trabalhar, aponta Datafolha
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O lado negativo é de um transporte público que pratica venda casa dos bilhetes de passagem de baixo do nariz do Procom do estado até pq a máfia do transporte público na capital esta acima da lei, transporte lento q circula dentro do centro do rio é+ para turistar, andei durante auge da pandemia e não vi fazendo higienização no trajeto que fiz tava funcionando igual os ônibus, entra e sai e vc que lute contra covid19 pra quem pega na rodoviária, não faz integração com metro, vc tem q pagar o absurdo cobrado no metrô em fim nada é perfeito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui