Quase de 15 mil produtores de leite do Estado do Rio são beneficiados com o programa Rio Leite

A produção fluminense impressiona. Somente no ano passado foram produzidos mais de 552.760.000 litros de leite

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa / Internet

Presente em 88 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, a bovinocultura de leite é uma atividade agropecuária de grande importância para o Estado. Ao todo, são mais de 14.990 produtores envolvidos na produção leiteira, sendo que 55% deles estão concentrados nas regiões Norte e Noroeste. A produção fluminense impressiona. Somente no ano passado foram produzidos mais de 552.760.000 litros de leite.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento pretende ampliar ainda mais o número de produtores do alimento através do programa Rio Leite, que tem como objetivo é impulsionar o setor e aumentar a produção. O programa conta com linhas de crédito financiadas a juros baixos pelo Agrofundo. Segundo a secretaria, mais de 80 contratos foram firmados nas 5 regiões do Estado, totalizando R$ 1,8 milhões em investimentos. O financiamento pode ter prazo de até 60 meses para o pagamento, com juros de 2% ao ano.

“Graças ao trabalho da Secretaria de Agricultura por meio do programa Agrofundo, conseguimos ter um avanço na cadeia produtiva do leite no nosso estado, levando em consideração que o setor é um dos mais importantes,” afirmou o secretário de Agricultura, Alex Grillo.

O gerente do programa Rio Leite, Flaviano Souza, enfatizou que o trabalho de desenvolvimento genético, assim como o tratamento dos animais são essenciais para o desenvolvimento da atividade leiteira.  

Advertisement

“Os investimentos de fomento são bem vastos, indo desde o melhoramento da qualidade das pastagens, implantação de novas áreas de forrageiras de corte, melhoramento na estrutura de ordenha e investimentos em irrigação,” explicou o gerente.

Foi com a ajuda do Rio Leite que o produtor Cristian Garcia Barreto, da cidade de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, teve acesso ao financiamento de uma linha de crédito para que ele modernizasse e expandisse a produção na Fazenda Boa Vista, de sua propriedade.

“Trabalho na atividade de leite há algum tempo, como técnico, e há três anos adquiri uma propriedade, aqui em Conceição de Macabu. Eu fui beneficiado com recursos do Rio Leite para a implantação do sistema de pastagem, melhorias das cercas e também na ordenhadeira mecânica, para uso diário na atividade. Agradeço muito ao Governo do Estado, que tem me ajudado bastante através do programa Rio Leite”, afirmou o fazendeiro.

Rio Leite – Agrofundo

Operacionalizado pela Emater-Rio, o Agrofundo é um programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, que oferece aos agricultores fluminenses empréstimos a juros baixos. O Agrofundo não é apenas voltado para o mercado leiteiro. Ele atende ainda a produtores de frutas, flores, mel, leite, ovos, orgânicos, agroindústrias de base familiar.

Os produtores fluminenses que desejarem solicitar a linha de crédito podem entrar em contato através do e-mail: agrofundo.rio@gmail.com. Outra opção é procurar os escritórios da Emater-Rio da sua região. Mais informações: https://bit.ly/36EIXfZ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase de 15 mil produtores de leite do Estado do Rio são beneficiados com o programa Rio Leite
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui