Quase metade dos veículos do Rio estão com o IPVA atrasado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hipólito Pereira

Praticamente metade dos veículos que circulam pelas ruas do Rio de Janeiro estão com o IPVA atrasado. De acordo com o Detran-RJ, a inadimplência chega a 48%, sendo que no mesmo período do ano passado a estatística era de 34%. O atraso na quitação do imposto se deve às mudanças na forma de pagamento, depois de modificações na legislação para realizar o licenciamento anual.

Um ponto importante que gerou dúvidas no motorista em relação à dívida foi a impossibilidade de reboque imediato em blitz, mesmo que conste débito do veículo.

No momento, cerca de 2,2 milhões de automóveis realizaram o licenciamento anual. Os veículos com as placas com final de 0 a 4 têm até o dia 31 deste mês para passar pela vistoria. Os demais motoristas podem adiantar o pagamento da taxa, mas deverão aguardar o calendário para o agendamento.

O licenciamento anual dos veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) continua a exigir a vistoria veicular. Nestes casos, as multas de trânsito vinculadas ao veículo deverão estar quitadas.

Advertisement

Durante a vistoria da Operação Detran Seguro os agentes avaliam somente sete itens dos veículos, como: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes. Caso seja identificada alguma irregularidade, o veículo não será apreendido se tiver segurança para circular, mas o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran regularizado e reaver o documento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase metade dos veículos do Rio estão com o IPVA atrasado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui