São Gonçalo, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo são os quatro municípios do Grande Rio que estão entre as 20 piores cidades do país no ranking do saneamento básico. A lista de 100 cidades foi divulgada pelo Instituto Trata Brasil.
Segundo especiualistas, o baixo investimento no saneamento básico é apontado como fundamental para o posicionamento dos quatro municípios no ranking.
As 20 piores cidades são
Macapá (AP)
Porto Velho (RO)
Santarém (PA)
Rio Branco (AC)
Belém (PA)
Ananindeua (PA)
São Gonçalo (RJ)
Várzea Grande (MT)
Gravataí (RS)
Maceió (AL)
Duque de Caxias (RJ)
Manaus (AM)
Jaboatão dos Guararapes (PE)
São João de Meriti (RJ)
Cariacica (ES)
São Luís (MA)
Teresina (PI)
Recife (PE)
Belford Roxo (RJ)
Canoas (RS)
Mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada em todo o país e 100 milhões não têm coleta de esgoto. Apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil.
Além de ser o estado com mais cidades nessa lista, as 4 somadas formam o bolsão mais populoso da mesma. Isso que Caxias até pouco tempo atrás estava entre os 15 maiores geradores de renda do país… chega a ser chocante a disparidade. E o prefeito é reeleito em primeiro turno, podendo ser vice do atual governador. É o retrato do atraso.
É o estado que tem mais cidades nesse ranking das 20 piores em saneamento.
Se não cuidamos dos rejeitos que produzimos para uma melhor qualidade de vida, o que esperar mais? Pobre estado cuja população vive desta forma sem indignação. Merecemos esse prêmio negativo por absoluta incompetência.
Baixada Fluminense…Terra de Washington Reis, Wagner dos Santos e similares…
Nunca vai sair literalmente do esgoto tendo políticos que agem como coronéis, fazendo de tudo (mesmo) pra manter seus domínios territoriais e seus negócios nada republicanos em parceira com pessoas que nem deveriam estar vivendo em sociedade, andando livre por aí.