Queda no consumo de café em bares e restaurantes do Rio ajuda a explicar efeitos da pandemia

Até o cafezinho sagrado dos cariocas teve seu consumo impactado pelo Coronavírus; indicativo traduz o momento atual da pandemia no setor de bares e restaurantes do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A crise gerada pela pandemia do Coronavírus afetou todos os níveis de consumo no Rio de Janeiro, desde a compras do mês no supermercado, que tiveram que ser reduzidas, até o cafezinho sagrado das manhãs e pós refeições dos cariocas.

Para traduzir essa realidade em números, a Valor Café, principal fornecedora de máquinas de café expresso gourmet em grão na cidade do Rio, compilou alguns dados sobre o consumo de doses da bebida em estabelecimentos da Capital Fluminense. O resultado é um indicador da queda total do faturamento.

Em uma análise do número de cafés servidos em todos os locais (bares, lanchonetes e restaurantes) comparando os clientes que estavam abertos no período pré-pandemia  – entre fevereiro de 19 à janeiro de 2020 – com o  consumo a cada mês dos mesmos clientes durante a pandemia –  entre fevereiro de 2020 à janeiro de 2021 – , houve uma queda drástica.

Além da redução do consumo, foi observada a queda total de consumo quando observados dados sobre o fechamento completo de estabelecimentos.

Advertisement

O gráfico abaixo sobre todos os estabelecimentos que consomem café mostra que em janeiro de 2021 o consumo de cafés chegou a apenas 52% do total consumido no ano anterior no mesmo período (janeiro de 2020).

cafe Queda no consumo de café em bares e restaurantes do Rio ajuda a explicar efeitos da pandemia

Já neste gráfico, o recorte é direcionado a apenas estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar. Neste os dados são ainda mais preocupantes: em maio de 2020 foi registrado apenas 2% do consumo do ano anteior do mesmo período (maio de 2019), em janeiro de 2021 o consumo chegou a 47% do ano anterior (janeiro de 2020).

cafe 2 Queda no consumo de café em bares e restaurantes do Rio ajuda a explicar efeitos da pandemia

De acordo com dados do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), o Rio fechou o maior número de vagas formais de trabalho no setor de bares e restaurantes nos últimos 12 meses: 15.745. Somente no mês de janeiro de 2021 foram registrados o fechamento 212 vagas.

Na cidade e no estado do Rio, a atividade econômica com maior impacto sobre o mercado de trabalho formal, em função da pandemia, continua a ser o setor de bares e Restaurantes. No estado, o setor soma 23.414 postos de trabalhos encerrados nos últimos 12 meses, dos quais 67,2% ocorreram no município do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Queda no consumo de café em bares e restaurantes do Rio ajuda a explicar efeitos da pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui