Quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2014?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2014 atualizado

Eleições 2014

No dia 5 de outubro o jogo das eleições 2014 começou de verdade, nenhum político pode mais mudar de partido, de domicílio eleitoral, ou seja, quem está dentro não pode sair e quem está fora não pode entrar. E alguns políticos, e outro que nunca participou de política, já começam a se mexer para pavimentar sua candidatura.

Veja quais são os  pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2014:

Advertisement

Bernardinho (PSDB)

Bernardinho

O técnico de vôlei se filiou ao PSDB que o quer como candidato ao governo do Rio de Janeiro. Ainda não é certo mas se ele subir nas pesquisas quem sabe… Bernardinho é uma das celebridades candidatas em 2014.

Bernardinho nunca exerceu cargo político.

Cesar Maia (Democratas)

Cesar Maia

Cesar Maia é o político mais conhecido do Democratas e até da possível aliança nacional (DEM-PSDB). Já declarou que pode ser candidato a governador do Rio, e como é vereador não ficará sem mandato.

Cesar Maia já foi deputado constituinte, deputado federal, prefeito do Rio por 3 vezes e candidato ao governo do Estado (perdeu para Garotinho em 1998)

Crivella (PRB)

Crivella

O Bispo Marcelo Crivella está convencido a brigar pelo Palácio Guanabara. O Ministro da Pesca e Senador tem a sua disposição os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, o que garante muitos cabos eleitorais durante a eleição, além da Rede Record. Seu maior problema é a falta de tempo de Tv.

Crivella é Ministro da Pesca, Senador da República e foi candidato a governador do Estado em 2006 (perdendo para Cabral) e a Prefeitura do Rio em 2004 (perdeu para Cesar Maia no 1º turno) e 2008 (ficou fora do 2º turno que teve Gabeira e Eduardo Paes).

Garotinho (PR)

Anthony Garotinho

Anthony Garotinho gostaria de ter sido candidato em 2010 mas devido a problemas no TRE preferiu vir candidato a deputado federal e foi o mais votado. Agora divide a liderança das pesquisas com Lindbergh Farias.

Garotinho é deputado federal, foi governador do Rio de Janeiro (1999-2002), prefeito de Campos duas vezes e candidato a presidente da República em 2002 quando ficou em 3º (atrás de Serra e Lula) e candidato a governador em 1994 quando ficou atrás de Marcello Alencar.

Jandira Feghali

Jandira Feghali

A deputada federal Jandira Feghali será candidata a governadora do Rio. Até o momento é a única mulher a ter lançado candidatura. Tem poucas chances, já que seu espectro político é eclipsado por Lindbergh Farias, que terá mais tempo de Tv e muito mais apoio.

Jandira Feghali é deputada federal pela 5ª vez,  foi deputada estadual constituinte em 1987 até 1991. Só ficou sem mandato entre 2006 e 2010, pois foi candidata ao Senado perdendo para Francisco Dornelles (PP), a virada do atual senador foi nos últimos dias. Foi candidata a prefeitura do Rio por duas vezes, em 2004 quando perdeu para Cesar Maia e em 2008 quando perdeu para Eduardo Paes.

Lindbergh Farias (PT)

Lindbergh Farias

O senador Lindbergh Farias é outro que gostaria de ter sido candidato em 2010 mas a composição nacional do PT com o PMDB o fez candidato ao Senado apoiando Sérgio Cabral. As últimas pesquisas tendem a mostrar sua liderança mas o PMDB ainda sonha em derrubar sua candidatura.

Já foi deputado federal pelo PSTU e desde 2001 está no PT. Foi prefeito de Nova Iguaçu por duas vezes e em 2010 foi eleito para o Senado.

Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Luiz Fernando Pezão

O vice-governador era pule de 10 para estar no 2º turno até junho, aí veio as manifestações, o derretimento de Sérgio Cabral e há quem até defenda a retirada de sua candidatura e que o PMDB apoie Lindbergh. Mas até o momento tudo indica que continuará pré-candidato e, talvez, assuma como governador do Rio devido a provável renuncia de Sergio Cabral em 2014.

Miro Teixeira (PROS)

MIRO TEIXEIRA

O deputado Miro Teixeira já assumiu que quer ser candidato a governador e deve ser por um partido recém-formado, o PROS. Está bem atrás nas pesquisas mas nunca se sabe com uma eleição que mostra que será tão embolada.

Miro é deputado federal desde 1970 (quando ainda éramos estado da Guanabara), só ficou foram de 1984 até 1987 quando ficou em 3º na eleição para governador , perdendo para Leonel Brizola. Em 1996 foi candidato a prefeitura do Rio, ficando em 4º, a eleição foi vencida por Luiz Paulo Conde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2014?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui