Quem tem direito a dupla nacionalidade portuguesa?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Olá, pessoal! Meu nome é Rafael Perszel, sou advogado internacional em dois países (Brasil e Portugal) e a proposta desta coluna que se inicia hoje é difundir ao público informações quanto a migrações, comentar a realidade internacional e selecionar, esporadicamente, dúvidas de leitores para que possamos tirar nesta coluna e interagirmos.

Sendo um país de migrantes (mais pessoas saem do Brasil do que estrangeiros decidem morar aqui), o Brasil passou pela última década por um grande aumento no interesse a esta possibilidade, abordada de forma legal. Uma das grandes causas disso é a abertura de Portugal à recepção de imigrantes estrangeiros, aliada também a abertura da nacionalização de cidadãos nascidos no Brasil, o que possibilita um processo migratório bem mais simples, sem necessidade de vistos e inúmeras outras vantagens que um dia trataremos aqui.

Tratando da famosa questão cidadania portuguesa, hoje, falando de forma simplificada, o requerente tem diversas possibilidades de ser considerado cidadão português. Irei elencar brevemente cada uma delas e, no futuro, ir detalhando cada uma:

  1. Você pode ser considerado português sendo filho de português;
  2. Você pode ser considerado português sendo neto de português e comprovando ligações específicas com o país;
  3. Você pode adquirir a nacionalidade portuguesa se for casado com um português há três anos, comprovando ligações, ou cinco anos, sem precisar comprovar ligações;
  4. Você pode adquirir a nacionalidade portuguesa morando cinco anos em Portugal
  5. Você pode adquirir a nacionalidade portuguesa se fizer um estudo genealógico e comprovar, após estudo verificatório da comunidade judaica, ser descendente de judeus expulsos de Portugal na época da inquisição.

Como pode ser visto, a lei dá abertura a diversas possibilidades. Em algumas delas não é nem necessário ser filho ou neto de português.

Advertisement

Já iniciando a abordagem do tópico “a”, se você nasceu filho de um português ou de um casal de portugueses, você pode ser considerado cidadão e adquirir o passaporte europeu. O que se deve prestar atenção neste caso (e também no da letra “b”, que trataremos na próxima coluna) é o seguinte: por exemplo, se o português na verdade é seu bisavô e os descendentes todos estão vivos, você continua tendo direito á nacionalidade como filho de português.

Explico: nestas modalidades, se o seu avô, filho do português, está vivo, ele inicialmente recebe a nacionalidade. Depois, já como português, transfere a nacionalidade por exemplo, ao seu pai, filho dele. Seu pai recebe a nacionalidade e transfere para você. Com isso, estando todos vivos e requerendo um de cada vez a nacionalidade, a cadeia de transferências de nacionalidade é preservada e você recebe a nacionalidade como filho de português.

Esta é a via mais conhecida e habitual de se ter considerada a nacionalidade portuguesa. Nos próximos artigos, trataremos das demais.

Escrevam para nós, sua dúvida é importante e poderá virar tema em um futuro artigo: rafael@perszel.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem tem direito a dupla nacionalidade portuguesa?
Advertisement

38 COMENTÁRIOS

  1. Ola Rafael !!!
    Sou filho de português. Moro no Brasil, tenho a dupla nacionalidade, passei para minhas filhas a nacionalidade Portuguesa. Agora a dúvida minha esposa tem direito a nacionalidade portuguesa? Casei antes de ter a dupla nacionalidade.

  2. Olá, Rafael.Morei com um português durante muitos anos,tenho uma filha que carrega o sobrenome dele e já fez a cidadania,eu hoje posso estar tirando meu passaporte português por ela?, porque não fui casada,apesar de juntar a ele desde muito nova.

  3. Bom dia doctor Rafael
    chamo-me Maria Gavião sou angolana.

    É o seguinte meu avô é português gostaria de saber sendo eu neta de português e adquirir directamente a nacionalidade do meu avô posso depois passar a nacionalidade aos meus filhos e quais são os documentos que devo apresentar

    Desde já agradeço

  4. Boa tarde Rafael. Me tire uma dúvida! Meu pai já tem cidadania portuguesa com cartão cidadão e passaporte portugues. Mas acontece que ele (meu pai), ele e minha mãe são solteiros. Como faço para adquirir minha cidadania? Eles tiveram uma união estavel (sem certidão em cartório), mas tiveram uma dissulução em juízo. Ambos são solteiros e atualmente amigos. E o estado civil do meu pai em Portugal é solteiro.

  5. Olá Rafael,

    Tenho uma dúvida: minha mãe fez a dupla nacionalidade dela no Brasil já divorciada, mandamos os documentos dela de averbação de divórcio com meu pai para o consulado a 5 anos atrás e ela conseguiu já fazer a dupla, porém para nós como filhas (eu e minhas irmãs) precisamos que o divórcio dela seja averbado em Portugal para tirar a dupla cidadania? Mesmo se os documentos dela estão já de fato com o nome de solteira?

    Obrigada!

  6. Bos noite, minha filha nasceu em Portugal, tem certidão, nascer cidadão de Portugal.
    Posso requerer no Brasil a nacionalidade dela Portuguesa?

  7. Boa noite, sou filha de brasileiros e nasci em Portugal, bem como morei lá até meus 10 anos de idade, enquanto meu pai trabalhava no ramo do futebol. Tenho direito a dupla nacionalidade ? Vocês fazem esse serviço ?

  8. Boa tarde. Meu companheiro é filho de português, o pai dele é vivo.
    Eu tenho direito a cidadania portuguesa ou só meu companheiro? Não somos casados, temos 2 filhos.

  9. boa noite , estou escolhendo uma empresa para fazer o processo que pode ser longo e tem um custo. Hoje no Rio de Janeiro vemos varias empresas que prestam serviço para legalizar a cidadania Portuguesa. Consultando sites de reclamação algumas tem mais do que outras queixas. Como escolher a empresa? Tem algum site em Portugal que tenha reclamações das brasileiras ou são mal vistas ? Teria alguma para indicar? Aguardo retorno, obrigada Margareth

  10. boa noite.
    meu filho nasceu em lisboa quando viviamos la.
    como eu ja tinha mais de 6 anos legal no pais ele teve direito a nacionalidade portuguesa.
    regressamos ao brasil e minha residencia e a da minha esposa ja venceu a 4 anos.
    queremos regressar a portugal em novembro.
    meu filho pode ir com passaporte brasileiro sendo que ele tem o registro de nascimento portugues.
    teremos problemas na imigracao? podemos pedir a nacionalidade atravez dele?
    temos cartao da segurança social e mesmo assim temos que ter seguro de saude pra viajem ?
    aguardo e obrigado.

  11. Boa noite Rafael, como vai? Tenho dupla nacionalidade, e acabei de dar entrada solicitando a nacionalidade portuguesa da minha filha. Me informaram que meu esposo também tem direito a dupla nacionalidade. Somos casados a 13 anos. Você faz este tipo de processo? Podemos conversar no privado sobre isso?
    Obrigada!!

  12. Sou portugues e estou casado com uma brasileira a quase 5 anos temos dois filhos un de 4 anos e outro de 1ano fiz a aplicaçao ja vai fazer um ano e ate agora nao me derem nem uma resposta

  13. Boa tarde sou filho de português e eu tenho todos os documentos do meu pai em mão queria saber como fazer para dar entrada na minha cidadania

  14. Boa tarde. Meu marido é neto de portuguesa. Ela já morreu e minha sogra também. Ele e/ou meus filhos têm alguma chance de conseguir a cidadania? Obrigada.

    • Prezada Sra. Ângela,
      Este será o tema de nosso próximo artigo, mas para a Sra. ter ciência, sim, é possível que seu marido receba a nacionalidade portuguesa se ele comprovar vínculos com Portugal. Detalharemos isso mais em artigo vindouro. Se o seu marido, neste caso, receber a nacionalidade portuguesa, ele pode transferir para os filhos e mesmo esposa.

  15. Sou neto de português, já consegui a certidão do meu avô em Portugal.
    O problema é o seguinte: não acho a certidão de nascimento da minha mãe, já fiz busca em todos os cartórios do RJ, igreja onde foi batizada, cartório onde casou, igreja onde casou, Catedral do RJ, Arquivo Nacional, Instituto Félix Pacheco, etc. Achei as certidões de todos os irmãos dela, são quatro e ela é a mais nova, nascida em 1936.
    Ela possui o passaporte de solteira, carteira de trabalho de solteira e identidade de solteira, nenhum desses documentos ou lugares que procurei fazem qualquer alusão ao cartório em que ela foi registrada.
    O que faço para conseguir essa certidão?

    • Prezado André,
      Não há forma que não seja buscando. Sugiro verificar via Family Search (eles indexaram recentemente a base de dados do Rio de Janeiro) procurando pelo nome dela de solteira e também pelo nome dos pais. Muitas vezes a falta de localização pode ser motivada por um registro tardio, não muito longínquo, mas o suficiente para que o registro esteja em outro livro que não o da época de nascimento.

  16. Olá! Tenho uma dúvida!
    Meu bisavô era português e meu avô era brasileiro. Ambos são falecidos. Já meu pai é vivo. Gostaria de saber se teria como meu pai conseguir a cidadania e consequentemente eu também..

    Quais são os primeiros passos?

    • Prezado Samuel,

      Sim, pode. Neste caso o processo de nacionalidade pode ser feito sequencialmente, primeiro sua avó recebendo, depois seu pai ou mãe, depois você. O processo é inteiramente viável como escrevemos neste artigo. Basta fazer, como os descendentes estão vivos, um de cada vez.

  17. Boa tarde! Artigo interessante e esclarecedor

    Me encaixo na alternativa 1 do artigo e tenho uma dúvida.

    Minha mãe já tem a cidadania portuguesa dela reconhecida. Quando eu nasci, ela tinha o sobrenome de casada. Depois, ela se divorciou e voltou a ter o sobrenome de solteira, que é o que consta nos documentos portugueses dela.

    Agora vou dar entrada no reconhecimento da minha cidadania portuguesa, mas todos os meus documentos estão com o sobrenome dela de casada. Se eu conseguir via cartório alterar o nome dela (de casada para solteira) na minha certidão de nascimento e posteriormente no meu passaporte, eu consigo dar entrada normalmente, sem precisar reconhecer o casamento e o divórcio dela em Portugal?

    Sei que a certidão de nascimento necessária para o processo é a por cópia reprográfica e, portanto, mesmo que haja esse tipo de alteração indicada, o nome original de casada ainda permaneceria presente, por ser um cópia do registro do livro.

    Desde já agradeço!

    • Olá Bernardo,

      Infelizmente seu raciocínio não procede por diversos motivos:
      1) Quando você alterar os documentos da sua mãe, não irá “trocar o nome”, mas irá constar um averbamento na certidão dela referente à troca do nome, de modo que a situação original dela será perfeitamente identificável.
      2) A lei portuguesa obriga que um português transcreva todos os atos de sua vida civil para o registro português. Tendo conhecimento disto, a conservatória colocará em exigência o seu processo até que sejam procedidas as devidas retificações no registro de sua mãe.
      3) Por fim, muito provavelmente, quem declarou o seu nascimento perante o cartório foi seu pai, não sua mãe, de modo que a nacionalidade não será transferível a você sem que o casamento então existente seja transcrito para Portugal.

      Se quiser mais detalhes ou tirar mais dúvidas sobre isto me escreva ou procure em privado. Meu e-mail é rafael@perszel.com.br e meu site é http://www.perszel.com.br

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui