Quintino: A (in)definição de Eduardo Paes

Eduardo Paes abandonou Felipe Santa Cruz e lançou Daniel Soranz, que não quer ser candidato a governador. Uma coisa é certa, quem Paes não quer é Claudio Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Bernardo Cordeiro/Prefeitura do Rio

Depois de ficar meses dizendo que o presidente da OAB Felipe Santa Cruz é seu candidato a governador, na eleição do próximo ano, Eduardo Paes (PSD) tirou mais um nome da cartola: Daniel Soranz, seu Secretário de Saúde. Que, vale a pena dizer, logo fez questão que não será candidato, não quer ser candidato e se insistirem muda até o domicílio eleitoral.

Para alguns, mostra uma indefinição do alcaide sobre seus planos para 2022. Afinal, depois de tanta certeza com Santa Cruz, o que o leva a cogitar abrir mão de um de seus principais quadros atualmente? Teria Santa Cruz feito alguma besteira? Teria Soranz pontuado bem em alguma pesquisa interna encomendada por Paes?

Para outros, o lado da moeda que poucos veem. A completa insatisfação com a gestão de Cláudio Castro (PL). Paes se recusa de maneira assertiva a apoiar a reeleição de Castro. Nos bastidores diz que não tem feito um bom governo e é próximo demais de Bolsonaro. Prefere apostar seu capital político em outro nome, mesmo que seja um completo desconhecido.

Paes tem se cacifado cada vez mais e, mesmo sendo o Prefeito da capital, é um dos principais – ou o maior – player da política fluminense atualmente. Não aposta em uma aventura nas urnas no próximo por uma única razão: seu Vice Nilton Caldeira, do mesmo partido que Castro. Está fora de cogitação entregar a máquina da Prefeitura do Rio de Janeiro para a campanha do governador.

Advertisement

Para isso, Paes prefere se reeleger em 2024 com um Vice em que confie e, depois, renunciar para vir ao Governo do Estado em 2026. Mas fica a pergunta: caso seu pupilo – seja ele qual for – ganhe no próximo ano, ele vai se virar contra a criatura? Tal como em 2000, quando Cesar Maia e Conde se encontraram no segundo turno para Prefeito. Criador e criatura se enfrentaram e o pupilo acabou levando nocaute.

Bom, como dizia Dornelles, 4 anos na política são 4 séculos e se até outubro de 2022 ainda há muita água para rolar, que dirá até 2026. Mas uma coisa é certa. Eduardo Paes prefere perder com seu candidato, do que apoiar um projeto de Claudio Castro. Errado? O tempo dirá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: A (in)definição de Eduardo Paes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui