Foto: LSP Luiz Prado

A Prefeitura do Rio, o secretário de desenvolvimento econômico Chicão Bulhões e empresários cariocas tem tentado recuperar o Rio com vários movimentos, como o #InvistaNoRio. Mas parece que nem todo carioca está querendo ajudar a nossa cidade, como é o caso deAndré Esteves e seu banco o BTG Pactual.

Apesar de ser um dos homens mais ricos do Rio de Janeiro em 2021, o BTG ter sede no Rio e um dos apoiadores da campanha #InvistaNoRio, na hora da criação do  MIT Brasileiroa empresa escolheu SÃO PAULO para investir R$ 200 milhões. Tijucano, André Esteves preferiu investir logo em Butantã.

Ele pisa na cara do carioca e dá um péssimo sinal a quem queira investir em nossa cidade. Não faltam locais para que Esteves invista no Rio de Janeiro, como é o caso da Região Portuária, que tem uma Fibra Óticas com melhor velocidade do mundo, além de ter prédios que poderiam muito bem suprir as necessidades dos cursos de engenharia da computação, engenharia de software, ciência da computação e sistemas da informação.

Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Se fosse feito este investimento ali no Porto, somado às mudanças porvir na cidade com a Revitalização do Centro, poderiam ser aquele empurrão tão necessários para as coisas começarem a engrenar. Mas Esteves prefere levar para São Paulo, algo que vem sendo uma aposta do Rio como inovação e start ups.

É lamentável ver um banqueiro como Esteves, que faz anúncios para trazer investimentos para o Rio, nessa hora esquecer da nossa cidade e apostar logo em São Paulo, que não tem problemas com este tipo de investimento. Espero, torço, rezo para que ainda haja tempo do BTG rever este investimento e trazer para o Rio, tenho certeza que os cariocas agradeceriam.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

36 COMENTÁRIOS

  1. O Rio de Janeiro, tem recalque de não ser mais a Capital da República e não se livrou do vício de viver à custa dos favoritismos e conchavos.
    Todo mundo quer arranjar uma teta para mamar…
    Enquanto não nos livrarmos deste complexo atávico de nos “acharmos” o que fomos e não ter a maturidade de assumirmos o que somos, vamos continuar a administrar o nosso estado com empréstimos sobre royalties do petróleo, com aumentos exorbitantes de tarifas e distribuição demagoga do dinheiro público.
    Será uma raridade encontra uma prefeitura em todo o Estado do Rio que cumpra estratégia de desenvolvimento de forma técnica e honesta.
    Todos querem inventar artifícios para receber mais dinheiro, em uma espiral delirante de gastos que mais parece um saco sem fundos ou uma cornucópia financeira inextinguível.
    Nunca haverá dinheiro suficiente para tantas bocarras gananciosas e que muito se servem dos cargos que ocupam e nada fazem para servir ao povo e ao estado.
    Sempre é mais fácil estender o pires ou ficar de olho grande na fortuna dos que a tem, do que TRABALHAR E SERVIR…
    O Estado do Rio de Janeiro perdeu todas as suas vocações agrícolas, produtivas e intelectuais, enquanto hipocritamente gerava governadores e prefeitos ladrões e incompetentes, através de políticas populistas e que somente ressuscitavam a democracia no dia do voto.
    Aqui, não se passa mais a faixa de governos estadual e municipal, mas TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS.
    Pela posição geopolítica que ocupamos na Federação, podemos aspirar grandes coisas, mas antes temos que CRIAR AMBIENTES ADEQUADOS para que isto ocorra.
    No entanto, o que vemos no momento é o aumento de presídios…

  2. Eu sou carioca, mas não dá pra defender… quem pisa na cara do carioca são os governos com impostos escorchantes devolvendo nada em troca, e os donos de imóveis comerciais que pedem 15x em um lugar que vale X. Se SP, MG ou SC oferece condicões melhores que o Porto Maravilha, parabéns, pena pro RJ que ainda não acordou pra sua realidade.

    Resolve os problemas primeiro, especialmente o da violência, depois talvez pode pensar em falar um “A” do carioca que coloca seu suado $ em um lugar que te dá mais em troca do que sua terra natal. Chamar SP de bobo e feio não faz o investidor gostar mais do RJ.

  3. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

    2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

    3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, isso de nada me adiantará.

    4 O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso,

    5 não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal.

    6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

    7 O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    8 O amor jamais acaba. Havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará.
    Vocês sabem o que é isso é amor, quem ama essa cidade nunca desiste dela por mais que as coisas não venham está boas, temos que orar por ela e agradecer a Deus por ela existir. Quem faz essa cidade ruim são vocês só sabem falar mal dela. A palavra de Deus diz: É o que sai da nossa boca que contamina e não o que entra. As palavras ferem, machucam e é isso que vocês cariocas estão fazendo. Essa cidade vai crescer e desenvolver eu creio nisso, espero que vocês também. O Rio de Janeiro precisa de tudo como qualquer cidade do mundo, mas precisa ainda mais de amor.

  4. Eleições presidenciais em 2022. Nada como apoiar um Governador para alavancar a sua candidatura presidencial. Vai que o Dória, ganhe? Investidores não dão ponto sem nó. Business is Business.

  5. Também com a desgraça que está essa cidade, daqui a pouco vamos ter refugiados da guerra do rio de janeiro. Gracas aos anos de governos do PT essa cidade se tornou um lixo

  6. O dinheiro é dele se quisesse poderia investir no Rio seria ótimo mesmo mais cabe ao rio buscar outros que queiram ,investindo em infraestrutura e logo logo muitos vão querer independente dele ou não.

  7. Não cabe ao jornal decidir onde o empresário fará seu investimento. Cabe ao jornal, no máximo, ajudar a fazer esta cidade entrar no prumo com decência, trabalho e sobretudo ordem urbana. O papo de que o carioca é irreverente (e é) acabou descambando para um povo desordeiro que só enxerga o seu próprio interesse individual. Isso vai desde o camelô que privatiza pra si o espaço público e se acha no direito de reclamar caso retirado até o condomínio no leblon que põe grade pela calçada pra portaria. Daí pro político agir como se o tesouro fluminense seja dele… é um pulo.

    Temos de lançar as bases pro RJ ser um local desejado para investimentos… e não ficar xingando o empresário!

  8. A sede do BTG PACTUAL é em São Paulo e não no Rio de Janeiro.
    Ele quer lucro e sabemos a situação do RJ.
    Quem achar alguma dia esse Sr. Q morou muito tempo na Tijuca investir na cidade RJ e melhor passar DERSANI no TRASEIRO e ficar esperando.
    Como numa outra reportagem desse site, dizendo do ‘ cariocas , bilionários.
    Nenhum deles moram no RJ e suas empresas não tem sede RIO.
    Ou em Sampa ou Exterior.

    • A lojas americanas tem sede na cidade do Rio de Janeiro.

      Vai saber quem é o dono?

      Conforme contrato da junta comercial do estado do Rio de Janeiro e da junta comercial do estado de São Paulo a sede do Banco é no Rio de Janeiro

      Você sabe o que é junta comercial?

  9. Num país onde só vagabundos políticos são gente que merece confiança e votos de “retorne logo” como foi o que aconteceu no último pleito em que o maior ladrão do cenário político da cidade do Rio retornou ao poder, e pasmem… O povo imbecil carioca o colocou lá novamente. Você acha que esses caras irão parar de roubar??
    Kkk só rindo e esperando pra ver isso acontecer. Pra um povo que só pensa em futebol, Carnaval e uso de drogas (falando da classe mais rica, zona sul e outras áreas nobres) já é o bastante pra um cara como esse aí… Que recebeu um aporte bilionário do governo desse calhorda e sanguinário chamado Sérgio Cabral, e um dia essa casa vai ruir de vez…pois mais tempo ou menos tempo ela cai de vez. Claro que ele nunca iria investir aqui o que daqui saiu… Do dinheiro público que só uma jogada de mestre e nisso podemos dizer que mesmo estando preso o Cabral é expert no assunto…
    E quanto a essa vagabunda esperta da ex mulher dele… Nem preciso perder tempo… Ela é mágica e sedutora. Aliás, na arte de enganar ela é rainha.

  10. Olhem como ele é um baita de um testa de ferro!!!!!

    Ele vai investir está grana TODA num prédio praticamente abandonado que fica à 200 metros da favela São Remo que fica 100 metros da USP.

    Ele vai fazer isto para lavar dinheiro.
    A favela São Remo é uma das mais perigosas do Brasil.

    O Banco dele já começa vazar água e ele já está se preparando para o futuro dele.

    Ele é igual o Eike Batista só que não é de família de muito dinheiro.

  11. Concordo em parte com a Sra. Débora quando ela diz que o nosso estado vem sendo arrasado desde a década de 80 que coincide com o governo do comunista Leonel Brizola. Desde então os gatunos políticos profissionais se apropriaram.

  12. Como carioca eu quero que cada vez mais empresários saiam do Rio pra que essa cidade continue a míngua. Os políticos ladrões, funcionários públicos e juízes que procurem outro jeito de pagar seus caros benefícios. Quero que o Rio se exploda!!!

    Obs: sou carioca, nasci nessa pocilga que teimam em chamar de cidade maravilhosa, kkkkkk.

  13. Governo corrupto sucedendo governo corrupto.forte viés esquerdista,funcionários
    Públicos irrecuperáveis.
    Cercado de favelas,tráfico,milícia.
    Políticos sabotando,a vida
    Dos empreendedores.
    Justiça corrupta
    Também não investiria!

  14. O cara que foi preso, investigado por corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, até ai tudo bem pq no Rio ele estaria entre os seus aqui na Prefeitura. Mas deixar essa boquinha do Butantã do Dória, só burro mesmo. Até pq aqui no Rio estamos de olho no Dudu.

  15. O Rio de Janeiro é um lugar sujo e mal cuidado nao existe ordenamento urbano, o transito fica com engarrafamentos o dia todo, as obras comecam e não terminan, o sistema de transporte e ineficiente caro e sujo, a grande maioria da população so se importa com carnaval e futebol, pesquisa e desenvolvimento não ha,industriais de alta tecnologia nunca existiram, a maior universidade se voce for la a noite so havera drogas e militantes estudar nada.
    Fora os atos de libertinagem.

  16. A verdade mesmo é que nem Rio, nem São Paulo e nenhum lugar do mundo mais é seguro para nada, muito menos para investimentos, ninguém parece entender os tempos em que estamos vivendo, o mundo caminha para o caos e o fim de tudo isso é a completa ruína, as coisas não vão melhorar, não tem mais volta!

  17. A pergunta a se fazer é: se vc fosse ele, vc investiria onde? Sou carioca e adoraria ver o RJ crescendo o que merece. Mas como investir numa cidade que não dá nada em troca? Difícil conseguir mão de obra qualificada, uma cidade cara, uma cidade que tem uma insegurança política enorme, e um local com criminalidade altíssima. O projeto Porto Maravilha não decolou e ali é uma área bastante perigosa para seus colaboradores andarem. O RJ precisa evoluir muito para atrair investimentos. Não basta só o cara ser carioca é amar a cidade.

  18. Credo, os conservadores de ultra direita que nada tem de liberais deveriam sair das redes e estudar um pouco.Enfiam comunismo em tudo! Mal sabem do que se trata.O Diário do Rio faz certo em reclamar por mais investimentos para nosso Estado nao depauperado desde os anos 80 pelo menos .Nao e isto que queremos?

  19. Ao invés de criticar o Esteves (que coloca o dinheiro dele onde bem entender) o jornal deveria analisar e fazer uma crítica do porque o rj perder quase todos os investimentos pra são Paulo e outras regiões

    Até o turismo de são Paulo já superou o do RJ. O problema não está com o Esteves, está com o RJ.

  20. Ola gente!

    Perfeita colocação ! Os testas de ferro são todos paulistas! Na hora de vender aqui no Rio, nossa cidade é a segunda maior economia do Brasil! As cotas de vendas são altíssimas! Mas na hora de investir, eles boicotam! Mandam todo mundo embora! O carioca precisa deixar de ser palhaço!

  21. Cara, eu entendi o seu lado, mas no final o dinheiro é dele. É muito melhor ele investir nesse MIT brasileiro lá em SP e depois que der certo, abrir uma filial no Rio, do que querer investir aqui primeiro e o negócio dar errado. Lá tem muito mais ricos do que aqui, lá tem muito mais sede de empresas do que aqui, é natural que o investimento se concentre lá.

    • Perfeito, O diario do Rio devia se preocupar em explicar os problemas que o Rio tem que afastam os investidores.

      Ao inves de querer obrigar as pessoas investir em um lugar

    • Não precisa redigir uma matéria para falar do porque do rio não ser escolhido. Todo mundo sabe o motivo! Só abrir os jornais diariamente e saberá os motivos.

  22. O André Esteves é um testa de ferro.

    O saudoso Antonio Ermírio de Moraes falou isto em 1999

    Ele obedece ordens,ele não dá ordens.

    Como falava o José Ermírio de Moraes.(irmão do Antonio)

    O André Esteves não sabe nem falar direito.

    O cidadão já foi preso e o próprio delegado federal falou que este sujeito só pode ser testa de ferro.

    Ele vai se esfarelar como o Eike Batista que era outro testa de ferro.

    A diferença que o Eike Batista veio de família de muito dinheiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui