Quintino: Claudicante Castro e seu governo errante

Para Quintino, Cláudio Castro é o governador mais claudicante dos últimos anos. Com um discurso de bom moço, suas ações acabam por dizer o contrário

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Isac Nóbrega/PR

Não é preciso pensar muito para saber que a política fluminense vem, há anos, caindo vertiginosamente. A espiral de crise em que o Rio de Janeiro se meteu parece não ter fim.

Durante um curto espaço de tempo, achávamos que isso iria mudar. A eleição de Wilson Witzel – e cabe ressaltar que nós, do DIÁRIO DO RIO fizemos campanha para Eduardo Paes – parecia trazer um ar de segurança. Não a de segurança pública, mas a de firmeza com o jogo político.

De ar durão, se fazendo de forte e com uma narrativa de juiz linha dura, parecia que haveria uma ruptura com o passado Cabralesco. Para o bem, ou para o mal, mas haveria. Pois bem, aí veio a pandemia e o resto é história.

Acontece que agora, Cláudio Castro (PL) é o governador mais claudicante dos últimos anos. Quiçá décadas. Com um discurso de bom moço, religioso, pai de família, etc, suas ações acabam parecendo dizer o contrário.

Advertisement

Castro está no cargo de governador há cerca de 10 meses. 2 como efetivo. Neste meio tempo, já vimos nos jornais e colunas políticas um sem fim de reformas do secretariado, por exemplo. Também vimos descompassos com a ALERJ. Uma hora briga, a outra faz as pazes.

Vendeu a CEDAE e promete aplicar bilhões e bilhões de reais em “Infraestrutura” (sim, entre aspas, pois asfaltar ruas e estradas não é Infraestrutura), e isso como se fosse possível licitar, aplicar e inaugurar em menos de um ano – prazo que a lei eleitoral permite inaugurações.

Além disso, dá entrevistas dizendo que “é amigo do Bolsonaro porque o estado precisa”, mas quando o Presidente está no Rio, é quase como se fosse um pet atrás de seu dono. Aliás, quais benefícios o estado do Rio teve até agora, com essa relação? Nunca vi, nem ouvi.

Cláudio Castro no momento parece um governador fraco e não está passando segurança. Apesar de ter números confortáveis em cenários eleitorais hoje, não se pode esquecer que durante campanha eleitoral o jogo muda e se os aliados não sentirem firmeza na vitória, um beijo, um abraço e prazer ter lhe conhecido.

Qual será a renovação, tendo em seu palanque figuras mais do que velhas, que o cidadão fluminense já conhece de cor e salteado? Qual será a segurança que o governador pretende passar de que vai fazer e acontecer, se dentro do próprio Palácio Guanabara não se sabe o que quer da vida?

Criam-se e trocam-se órgãos na administração pública como se fossem bananas a venda na feira. Tudo em prol da “governabilidade”. Será? Duas trocas que simbolizam o absurdo que vivemos foram nas secretarias de Fazenda e Educação, que vinham fazendo um excelente trabalho – apesar de tudo – e foram entregues a personagens esquecidos e sem a menor experiência.

Falta pouco mais de um ano para a campanha começar. Até lá, infelizmente, nos cabe aceitar – mas fiscalizando – esse caos. Depois, bom, depois é votar e torcer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Claudicante Castro e seu governo errante
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou para ver matéria mais exata que essa!!!!! Meus aplausos, quem acompanha a política vê com facilidade que esse Governador terrivelmente católico, anda fazendo pactos você sabe com quem, para se manter no poder.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui